quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O iPhone 3GS com iOS 5 ainda bate um bolão

O iPhone 3GS com iOS 5 ainda bate um bolão:

Dentre as várias estratégias recentes da Apple, reveladas ontem no keynote realizado em sua sede em Cupertino, uma das que eu concordei e achei bem adequada foi o posicionamento da empresa com relação ao iPhone 3GS. No mercado americano, o aparelho que vinha sendo comercializado atrelado a um plano com fidelidade de dois anos por USD 99, agora sai de graça pro usuário. Há alguns meses a TIM colocou o aparelho desbloqueado a venda no Brasil por R$ 999,00. Pequena diferença, não? Só alterar o símbolo da moeda e acrescentar um 9 a mais.


Eu não tenho o hábito de me desfazer dos aparelhos conforme eu faço upgrades. Confesso que não é um hábito ambientalmente responsável, pois ele seria mais útil nas mãos de alguém, mas eu não consigo me desapegar deles. Ao lado da minha mesa de trabalho tem uma estante com todos os meus iTrecos antigos, desde um antigo iPod Classic, passando por um iPod mini, nanos e todos os iPhone. De vez em quando eu pego alguns pra brincar e matar a saudade.


Como ontem a Apple lançou a versão GM (Gold Master) do iOS 5, resolvi colocá-la no meu iPhone 3GS. Tomei um susto ao ver que, diferente de outras vezes, a Apple não deu aquelas “capadas nervosas” nas funcionalidades. Outro susto (também positivo) foi com relação a performance. O aparelho se mostrou bem rápido e estável. Ae eu fiquei me perguntando: se a Apple colocasse esse bichinho por um preço atraente, será que ele não seria útil na briga com os Android?


O iPhone 3GS foi lançado em 8 de junho de 2009, ou seja, quase 2 anos e meio. Acredito que ele já tenha dado um bom lucro pra Apple. Tudo que foi investido nele retornou dezenas de vezes pro cofre da companhia. Qual seria o real custo de fabricação do aparelho pra Apple? Bem, se tomarmos por base que o iPod Touch 8GB teve seu preço reduzido para USD 199 e tem um hardware bem mais novo, acredito que seria perfeitamente aceitável se a Apple colocasse seu smartphone a venda pelos mesmos USD 199 no mercado americano. Em países emergentes, como o Brasil, um preço na faixa dos R$ 549,00 faria muitas pessoas que atualmente compram Android repensarem sua decisão. Infelizmente, com o dólar subindo e a “taxa otário” crescendo, o iPod Touch aqui custa R$ 729,00.


Muitas pessoas dizem que a Apple se foca no mercado A/ B e não se importa com o que aconteça nos outros mercados. Será mesmo? Em todo keynote os executivos da companhia fazem questão de mostrar os números crescentes, especialmente comparando com outros fabricantes que rodam Android. Além do lucro do aparelho, que não é baixo, a plataforma da Apple abre as portas para mais receitas, como venda de músicas, séries, filmes, livros, aplicativos e serviços diversos, como iCloud. Levando-se em conta que o índice de satisfação dos usuários de iPhone é altíssimo e que existe uma classe C que adora consumir tecnologia, deixar esse ouro pro bandido seria um baita disperdício, não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário