quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Lytro mostra ao vivo a sua revolucionária câmara fotográfica

Lytro mostra ao vivo a sua revolucionária câmara fotográfica:

Quantas vezes tiramos uma foto, e depois apercebemo-nos de que ficou desfocada, arruinando-a? Pois bem: para quem quiser que isso deixe de ser um problema, a Lytro é a solução.


Lytro

Trata-se de uma máquina fotográfica realmente inovadora, revolucionária até, que nos permite, depois da foto tirada, focar a imagem onde queremos. Eu explico.



O conceito até é simples: depois de tirada a foto conseguimos, no ecrã da máquina ou no nosso computador, clicar numa zona para que automagicamente o foco passe a ser feito nessa área.


A explicação por quem a fabrica:


A tecnologia Lytro funciona posicionando uma série de micro-lentes entre a lente principal e o sensor de imagem de forma a poder medir a totalidade do campo luminoso assim como as suas direcções. O sistema pode também capturar fotos em 3D que podemos depois ver num ecrã com óculos compatíveis. Uma vez a foto tirada, podemos depois focar em qualquer parte da imagem, simplesmente clicando na zona pretendida.



É um conceito realmente interessante e que para além do mais vem num corpo com um design totalmente diferente daquilo a que estamos habituados: um paralelepípedo que mede 41x41d112 milímetros, pesa 214 gramas e tem apenas dois botões: alimentação e disparador. Há também uma zona onde podemos deslizar o dedo e usufruir de um zoom óptico de 8x. A objectiva tem uma abertura constante de f2 sendo que a Lytro também tem um ecrã táctil de 1,4″.


Interessante também é que derivado ao facto de não haver qualquer processo de focagem (automática ou manual) a foto é tirada instantaneamente, sem qualquer tipo de atraso.


Em termos de software, que será uma parte fundamental da Lytro, a empresa irá disponibilizar aquando do lançamento uma aplicação para Mac OS X. Posteriormente a versão para Windows será disponibilizada. A Lytro irá também permitir partilhar as fotos na web e nas redes sociais, sendo que qualquer um poderá então focar as imagens a seu belo prazer graças a um plugin flash / HTML5 desenvolvido para o efeito. Claro que tudo isto é totalmente transparente para o utilizador que apenas terá de clicar na imagem para a focar onde desejar!


O lançamento da Lytro está marcado para o início de 2012 sendo que estará disponível em três modelos: graphite (cinza), azul e vermelho. Os dois primeiros têm uma memória interna de 8GB e custarão $399 sendo que o modelo vermelho terá 16GB de memória e custará $499.


LytroLytroLytro

De seguida deixo-vos com dois vídeos, da autoria dos nossos colegas do Engadget, onde podemos ver a câmara e o respectivo software em acção ;)




Para terminar, deixo-vos mais alguns exemplos do que esperar desta Lytro. Cliquem nas imagens para focar onde desejam.





Impressionante, não é?


Fonte e Fonte


Nenhum comentário:

Postar um comentário