quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Tudo sobre o novo Android Ice Cream Sandwich

Tudo sobre o novo Android Ice Cream Sandwich:

Em conjunto com o novo Galaxy Nexus, o Google apresentou oficialmente a versão 4.0 do Android, que todos já conhecemos como Ice Cream Sandwich.


Android 4.0

Esta nova versão do Android vem remediar um problema criado com o aparecimento do Honeycomb e unificar as plataformas smartphone e tablet num único sistema operativo. Mas não é só pois as novidades são muitas e bastante interessantes!



Interface


Em termos de interface, o mote foi pegar nos elementos chave tanto do Gingerbread como do Honeycomb e apostar na simplicidade. Vemos também chegar um novo tipo de letra chamado Roboto, optimizado para os ecrãs HD.


A alteração que provavelmente mais pessoas notarão é o desaparecimento dos botões físicos que se vêm substituídos por botões virtuais integrados numa barra de sistema na parte de baixo do ecrã.


Mais: temos também um novo teclado virtual, notificações mais interactivas e widgets que podemos redimensionar, tal como acontece no Honeycomb.


Há tembém um novo gestor de tarefas, que vem do Honeycomb e que nos permite trocar facilmente entre as várias aplicações a correr. Podemos agora também fazer capturas de ecrã de forma nativa, bastando carregar no botão de alimentação e no volume – em simultâneo.


Fotografia e Galeria de imagens


Passando agora para as novidades ao nível da fotografia e galeria de imagens. O Google olhou para estas duas funcionalidades muito utilizadas e incluiu novidades que prometem ser muito úteis. A primeira é o facto de passarmos a ter focagem automática contínua enquanto estamos a tirar uma foto.


Passamos também a ter a possibilidade de fazer zoom enquanto filmamos. Esta é uma funcionalidade já existente nalguns modelos Android mas que era até agora implementada pelos próprios construtores e não uma função nativa do Android.


Mais: aparece um modo panorama à imagem do que a Sony faz nas suas câmaras. Basta carregar no disparador e mover o telefone/tablet lateralmente para que o panorama seja criado: não é necessário tirar várias fotos, posteriormente coladas umas às outras.


A velocidade a que conseguimos tirar fotos foi também ela reduzida sendo que podemos tirar duas fotos distintas de forma quase instantânea. Há também um novo sistema de estabilização de imagem contínuo, tanto para as fotos como para os vídeos.


A galeria vê também chegar a integração de vários filtros artísticos, muito à imagem do Instagram, que nos permitem dar outra vida às nossas fotos.


Internet e produtividade


Outro ponto no qual o Google passou algum tempo foi o navegador internet que, finalmente(!!), irá ter um user-agent desktop nos tablets. Isto faz com que quem utilize um tablet com o Ice Cream Sandwich acede aos sites na versão desktop, de forma normal, sem ser reencaminhado para as versões móveis. Isto sim é uma excelente notícia, até porque num tablet faz todo o sentido que assim seja.


Além disso o novo navegador é mais rápido a apresentar as páginas, mais optimizado e com um novo sistema de gestão dos separadores. Como exemplo, poderemos deslizar o dedo para cima para fechar um separador (tal como acontece no WebOS por exemplo).


A aplicação Gmail foi também revista suportando agora gestos que nos permitem indicar de forma rápida o que pretendemos fazer com a nossa correspondência. Finalmente, o calendário foi também ele revisto de modo a ganhar uma interface mais limpa, intuitiva e mais fácil de utilizar.


Um gelado que parece ser mesmo saboroso


Para terminar, falo-vos ainda do novo ecrã de bloqueio que, à semelhança do HTC Sense, integra logo atalhos que nos permitem ir rapidamente para certas aplicações. Há também um sistema de desbloqueio do telefone por reconhecimento facial, ou ainda a possibilidade de consultarmos estatísticas sobre a utilização de dados móveis (para controlar melhor o nosso plano tarifário).


Interessante também é o novo Android Beam. Com isto poderemos transferir facilmente ficheiros utilizando apenas o NFC. Do lado multimédia destaca-se também o maior suporte de formatos, sendo de destacar o MKV que passa a ser suportado de base no Android. Yupi!


Deixo-vos aqui com um vídeo de demonstração do Android Ice Cream Sandwich, da autoria do Google, e que nos mostra algumas das novidades deste novo sistema operativo:



Tal como o Magnum Sandwich é o meu gelado preferido da Olá, este Android Ice Cream Sandwich tem tudo para ser um verdadeiro sucesso. A chegada está prevista para Novembro sendo que nos próximos dias o SDK deverá ser disponibilizado para que todos os programadores que assim o entendam possam começar desde já a brincar com este novo Android.


E vocês? O que acham? Será este O Android que consegue arrumar com o iOS? Eu acredito que no mínimo a distância entre os dois foi grandemente reduzida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário