terça-feira, 18 de outubro de 2011

Paraguai planeja migrar totalmente para software livre. Motivo? Economizar grana

Paraguai planeja migrar totalmente para software livre. Motivo? Economizar grana:

Em mais um projeto ambicioso dos governos mundo afora, o Paraguai anunciou recentemente que pretende usar somente software livre em todos os órgãos do governo. Quando? Já em 2012.

Ela adorou a notícia

O anúncio veio de Nicolás Caballero, coordenador de TI do escritório do presidente da República do Paraguai. Segundo Nicolás, “o primeiro e mais evidente motivo da migração é economizar recursos”.

E ao que tudo indica, é uma boa economia: apenas no Ministério de Saúde Pública e Bem-Estar Social a migração pode gerar uma economia de 4 milhões de dólares. Obviamente, haverão custos no treinamento para que os funcionários possam usar os novos programas, mas será apenas isso.

E há outra vantagem esperada pelo governo: com o software livre, será possível que ele tenha controle e decida qual software será usado, e como também. Isso pode ser crucial para um governo.

Há vários outros exemplos de migrações que ocorreram bem em outros países. Em 2009 mesmo a Gendarmerie Nationale (uma força militar francesa) migrou 85.000 computadores do Microsoft Windows e Microsoft Office para o Ubuntu e OpenOffice. No Brasil a transição de software comercial para livre patinar já faz vários anos.

Com informações: H Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário