segunda-feira, 17 de outubro de 2011

LibreOffice ganhará versões para Android, iOS e navegadores

LibreOffice ganhará versões para Android, iOS e navegadores:

A LibreOffice Conference, que aconteceu entre os dias 12 e 15 de outubro em Paris, trouxe uma novidade bem interessante: o LibreOffice deve ganhar em breve uma versão compatível com navegadores modernos, além de rodar também no iOS e no Android.

A dúvida é se fica muito pesado no navegador

Dentre várias atividades que aconteceram na LibreOffice Conference, as que mais chamaram a atenção foram os anúncios e as demonstrações de versões experimentais do LibreOffice em diferentes plataformas móveis.

A versão web do aplicativo permitirá que o LibreOffice seja executado em navegadores compatíveis com o HTML5. O que torna tudo interessante é que o “LibreOffice Online” está usando o back-end GTK+ 3.2 Broadway, que permite que interfaces GTK sejam renderizadas também em HTML5 e outros padrões web. Há um vídeo mostrando o funcionamento do protótipo, para os mais curiosos.

Já a versão para iOS e Android será portada pelo desenvolvedor finlandês Tor Lillqvist, que também foi responsável por portar o GIMP para o Windows. Obviamente, é esperado que as versões para tablets e dispositivos móveis tenham uma nova interface, já que usar a interface padrão do LibreOffice em uma tela pequena seria impraticável.

Mas não se animem muito: todas essas versões estão programadas para o final de 2012 ou começo de 2013, no pior dos cenários. Podemos ter algumas versões de teste saindo durante o ano que vem, e só. De qualquer forma, não deixa de ser interessante imaginar uma suíte de escritório que roda em praticamente qualquer plataforma, e ainda por cima é livre.

Com informações: Phoronix

Nenhum comentário:

Postar um comentário