sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O IOS5 quase derrubou toda a Internet

O IOS5 quase derrubou toda a Internet:

O lançamento do IOS5 causou uma séria preocupação por parte dos administradores dos backbones em todo mundo, a Apple foi simplesmente responsável pelo maior tráfego de rede já registrado.


Diversos provedores de Internet, em todo mundo, registaram problemas de lentidão devido ao download do IOS5. Boa parte da Europa ficou sem conseguir acessar a Internet e alguns países tiverem que tomar medidas para contar um possível apagão digital. O gráfico abaixo demonstra o aumento expressivo do tráfego de rede na Europa.



Steve Jobs deve estar rindo em muito nessa hora, mas falando sério, há preocupação é válida, pois demonstra que os grandes provedores precisam investir e rápido em novas tecnologias e caminhos para que a Internet possa fluir de uma forma heterogênea. Um ponto importante, o acesso à Internet em diversos países passa pelo mesmo caminho, não havendo redundância. Vejam no mapa abaixo:





Quem não lembra do rompimento dos cabos submarinos no Oriente Médio e na Asia, 30% da população mundial ficou sem acesso e bilhões de dólares foram perdidos. Hoje, todos são dependentes da Internet, sejam empresas pessoas ou governos, daí a importância dos investimentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário