segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

LG aposta forte no 4G

LG aposta forte no 4G:

A LG é uma das empresas que vê no LTE (mais conhecido por 4G) uma excelente oportunidade para voltar a atacar o mercado das telecomunicações.


LG LTE

Para isso é importante estar na vanguarda da tecnologia e assegurar desde já algumas patentes.



A última década começou mal para a área da informática com o rebentar da famosa “bolha .com” mas isto lá se foi compondo com a ajuda da área das telecomunicações a dar um valente empurrão. O evoluir das redes permitiu que outras áreas que compõem o mundo da informática também se começassem a desenvolver, a inventar e a arriscar cada vez mais em novos produtos ou serviços.


Estes últimos anos são a prova viva disso. O que seriam os nossos smartphones sem a tecnologia 3G? E agora que já aqui chegámos, não queremos parar pois sabemos o que, em teoria, ainda está para vir.


A tecnologia LTE, ou 4G, é o passo seguinte e será provavelmente a “hot-word” de 2012. Esta tecnologia não trás uma grande revolução conforme o UMTS trouxe em relação ao GSM. A tecnologia LTE (long term evolution) é um upgrade à actual tecnologia 3G que permite atingir maiores velocidades e que permite uniformizar mais os protocolos a utilizar para que os operadores e as empresas de aplicações possam confiar que esta tecnologia ficará por muitos anos.


A AT&T disponibilizou um vídeo promocional (em inglês) onde explica muito bem o que é o LTE:


Em Portugal os lotes (por outras palavras, as licenças) 4G acabaram de ser leiloadas às operadoras nacionais, mas o 4G já está operacional em alguns países do mundo, nomeadamente nos EUA e na Coreia do Sul. As velocidades verificadas ainda estão muito longe daquilo que se espera em teoria o que revela que ainda há muito trabalho para fazer (e isto sem falar no consumo da bateria). Na rede LTE da Verizon (EUA) a velocidade média de download é de 7.54Mbps e de upload é de 3Mbps. Os picos máximos de download chegam a atingir os 12.7Mbps.


A LG perdeu uma parte significativa do mercado que detinha, ainda por cima perdeu-o para a sua arqui-rival Samsung. Por isso esta é uma boa altura para a LG se voltar a reposicionar no mercado apostando forte em patentear as suas ideias e em meter no mercado telemóveis e smartphones já preparados para o futuro.


Temos por exemplo os LG Optimus LTE e LG Nitro LTE onde podemos visualizar conteúdos HD da Internet sem qualquer tipo de quebra, ou aceder a serviços da cloud como se estivéssemos a utilizar WiFi. E durante o próximo ano estaremos certamente à espera de tablets com LTE.


A LG contratou também mais um milhar de funcionários para o departamento de engenharia para aumentar e fazer progressos de modo a patentear o maior número de ideias e algoritmos possível. Para terem uma ideia a tecnologia LTE já conta com cerca de 1400 patentes e 23% pertencem à LG (o que irá aumentar os lucros devido ao pagamento royalties).


Portanto, vamos estar atentos às novidades LG pois parecem ser bastante promissoras :)



Fonte: Revolução Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário