quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Site ajuda a escolher o que dar de presente

Site ajuda a escolher o que dar de presente:

Integrando dados de redes sociais com 400 mil itens publicados em lojas online, o site Oqdar.com se propõe a facilitar a vida de todas as pessoas que não gostam de chegar num aniversário de mãos abanando. O conceito é simples. Os interesses registrados no Facebook são usados como base para indicar produtos que provavelmente agradariam ao felizardo em questão.

Para executar o processo basta que presenteador e presenteado tenham contas no Facebook. E quanto mais interesses o felizardo tiver, mais eficiente fica a busca. Por outro lado, ao testar o sistema, vi que muitas pessoas com interesses comuns (como por exemplo “Heineken”) recebiam a mesma sugestão de presente, um caríssimo cooler da marca à venda no Submarino. Para piorar, veja a sugestão ao lado do cooler.

Ok, o sistema ainda não é perfeito.

O site é um dos primeiros produtos da aceleradora carioca Polo Marte, sob o comando do ex-gerente de produto da Globo Marcelo Gluz. Ao contrário de outras iniciativas no estilo, a Polo Marte é focada no uso de tecnologias e conceitos para desenvolver produtos com uma experiência ou funcionalidade diferenciada. Nesse sentido Oqdar é um bom exemplo.

Não é originalíssimo, mas parece bem executado.

"Lista recomendada para o Formagio, do SocialmediaBR"

A ideia de negócio é rentabilizar através de cliques nas recomendações, mais ou menos como o Buscapé, através de anúncios inseridos no meio das recomendações e através da venda de dados sobre os gostos dos segmentos, um insumo bem importante para quem trabalha com businesse intelligence em bens de consumo. Uma última alternativa é licenciar o sistema para lojistas que queiram o algoritmo trabalhando exclusivamente para si.

Cá entre nós, este é o melhor site de recomendações que já vi. Mas ainda precisa de mais tutano para ficar bom de verdade. E depois, precisa também investir pesado em aquisição de tráfego, o que nunca é barato. E por fim garantir que seus clientes fiquem satisfeitos com o dinheiro investido.

Um bom caminho para o futuro seria investir em social commerce, um segmento cheio de hype que até agora não justificou o seu horrível neologismo.


Fonte: Meio Bit

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