quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Sky apresenta locadora virtual Sky Online

Sky apresenta locadora virtual Sky Online:

São Paulo — Mais um serviço para download de filmes e séries no mercado brasileiro. A Sky anuncia na quarta-feira o Sky Online, locadora virtual exclusiva para assinantes da televisão por assinatura (pois é). O aluguel de filmes recentes custa a partir de R$ 6,90 e a compra de filmes mais antigos fica a partir de R$ 4,90.

A Sky promete um catálogo atual. De início são destaques do Sky Online as produções cinematográficas “Os Smurfs”, “Planeta dos Macacos: A Origem”, “Lanterna Verde”, “Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2″ e “Assalto ao Banco Central”. Também tem as séries “The Big Bang Theory”, “Two and a Half Men” e “The Mentalist”.

“Nosso cardápio oferece somente os pratos campeões de vendas”, explicou o presidente da Sky. Dessa forma, a empresa se distancia da Netflix, serviço que, como todos sabemos, tem mais filmes de arquivo e episódios antigos de séries. Luiz Eduardo Baptista também diz que se trata de um produto complementar à TV por assinatura, como são os canais pagos de PFC, UFC e HBO.

Escolha de áudio e de legendas

O uso do serviço está atrelado à banda larga de pelos 2 Mbps. A Sky diz que o ideal são 2 Mbps, mas a experiência do Sky Online será decente com menos banda: “provavelmente esse cliente terá que parar a transmissão e aguardar um pouco”, diz o presidente.

Testando o produto num lounge montado pela Sky antes da coletiva de imprensa, detectei a necessidade do plugin Silverlight da Microsoft para assistir os trailers do site. Assinantes da locadora virtual deverão também instalar um aplicativo específico de Sky Online.

Entre diversas metáforas a jogos de tênis que eu confesso não ter entendido, o presidente da operadora deixou bem claro que tem interesse em colocar Sky Online nos demais dispositivos (leia-se: smartphones e tablets. Entretanto, o serviço se limita a computadores porque eles constituem a maioria do parque instalado).

“Pode estar na sua televisão? Pode, basta você ligar a sua televisão no computador”, diz Baptista. “Não fizemos produto para atender 3% dos assinantes”, comentou sobre falta de suporte ao Xbox 360 e ao PS3.

Silverlight em tela cheia

Entre os recursos da Sky Online está a exibição de áudio original e de legendas em outros idiomas. Não ficou claro o formato de vídeo. Eu perguntei ao dirigente da companhia sobre o assunto. Resposta dele: o Full HD não é viável porque a banda larga brasileira não é tão larga a ponto de comportar a transmissão em altíssima definição.

A questão sobre o uso do Silverlight também foi levantada. A Sky sustenta que o plugin da MS é mais usado que o Flash, por exemplo, e daí vem a decisão de usa-lo. Também não há perspectiva de adotar padrões abertos de vídeo para o serviço de locadora.

O Sky Online está em testes desde dezembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário