sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Hackers tiram do ar sites de Banco Central, Citibank e Panamericano

Hackers tiram do ar sites de Banco Central, Citibank e Panamericano:

RIO - Nesta sexta-feira, os hackers fizeram três novas vítimas. A primeira foi a página de internet do Banco Central, que ficou fora do ar durante alguns minutos, por volta das 10h15 min. A interrupção do acesso foi rápida e o site voltou ao ar em pouco tempo. A segunda foi a página do Citibank que, por volta das 11h30min, apresentava problemas de acesso. E a terceira, a página do banco Panamericano, que saiu do ar às 11h41min.

Mais uma vez, pelo Twitter, hackers assumiram o ataque matinal a sites de bancos, desta vez Citibank e Panamericano.

“Atenção marujos: Alvo atingido! O Citibank está à deriva!”, publicou o usuário @AnonBRNews que, em seguida, anunciou a queda do site do Panamericano.

Os dois bancos ainda não se pronunciaram sobre o caso e permanecem com suas páginas fora do ar.

Mais cedo, hackers disseram no microblog que estavam apenas "calibrando as armas" para o alvo principal desta sexta, no caso o CitiBank.

"Escolhemos um alvo de testes antes, só para calibrar nossas armas: bcb.gov.br", escreveram.

O Banco Central também não se manifestou sobre a breve investida dos hackers ao site da instituição, que já voltou a funcionar.

Desde a segunda-feira os mesmos perfis de Twitter (@AnonBRNews, @iPiratesGroup e @AntiSecBrTeam), que dizem ser simpatizantes do movimento hackativista Anonymous, têm assumido a autoria de ataques de negação de serviço (DDoS, na sigla em inglês para distributed denial of service). Páginas de bancos brasileiros foram tiradas do ar em protesto contra a desigualdade social no país - que tem gerado críticas no microblog.

O primeiro alvo foi o site do Itaú. Nos dias seguintes, os bancos Bradesco, Banco do Brasil e HSBC tiveram sobrecarga de acessos e saíram do ar. O HSBC teve sua página internacional, de domínio .com, também ataca pelo grupo brasileiro, gerando repercussão internacional.

A tática usada pelos hackers faz com que uma grande quantidade de computadores-zumbis (máquinas controladas remotamente) tentem milhões de acessos simultâneos ao alvo, sobrecarregando o servidor e fazendo o site sair do ar, temporariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário