Hoje a Internet pegou foto. Incontáveis milhares de internautas ocuparam altares profanos fazendo oferendas a Lorde Satã agradecendo pela divulgação, por um grupo anônimo de hackers de fotos da atriz Scarlett Johansson vestindo seu traje de dormir pelada.
As imagens teriam sido roubadas de um Blackberry, mas não parece ser nenhum bug específico da plataforma, já que outras celebridades cujas imagens pessoais foram igualmente surripiadas usavam celulares de marcas diferentes.
Entre as divulgadas e prometidas pelo mesmo grupo, temos Vanessa Hudgens, Renne Olstead, Natalie Portman, Dianna Argon, Miley Cyrus, Jessica Alba, Kat Dennings, Christina Aguilera e Blake Lively.
Note, não é um caso de mulheres BURRAS como Paris Hilton e Pamela Anderson, que aceitam ser filmadas com a promessa de que “não vou mostrar pra ninguém”. As fotos em questão são pessoais, nenhum foi vazada por um ex-namorado.
Segurança Máxima?
Não são só fotos que demonstram essa insegurança dos celulares. Recentemente o News of The World, um tablóide britânico com 168 anos de idade foi FECHADO depois de um escândalo onde um investigador contratado pelo jornal invadiu o correio de voz do celular de uma adolescente que mais tarde foi encontrada morta.
A família se encheu de esperança ao ver que as mensagens estavam sendo ouvidas, imaginavam que ela estava em algum lugar, acessando o celular. Depois viram que não só era o jornal espionando, como o tal investigador ainda havia apagado várias mensagens.
A posterior investigação descobriu que a prática era comum, o jornal hackeava celulares de celebridades e políticos. Chegaram a invadir celulares de parentes de soldados ingleses mortos no Iraque e Afeganistão. A técnica usada? Força Bruta. Com 4 dígitos numéricos, é trivial achar uma senha de correio de voz, se você tiver gente disponível. São apenas 10 mil combinações, um grupo determinado consegue uma senha dessas em algumas horas.
Não há NENHUM recurso de autenticação que exija que a chamada venha do próprio celular. Não há senhas alfanuméricas, ninguém desenvolveu controles de acesso que exigissem uma imagem da pessoa fazendo determinado gesto, como senha.
Pouca gente coloca senha no celular, a maioria acha incômodo. Só que caindo em mãos erradas sua vida inteira fica exposta. Dadas suas características um celular raramente pede senha para tarefas corriqueiras, o que quer dizer que de posse de seu aparelho um sujeito tem uma visão completa de sua existência online, pode mandar emails em seu nome, pedir fotos de sua namorada pelada e basicamente tornar sua vida um inferno.
Celulares tem uma capacidade excelente para segurança via biometria, com giroscópios e acelerômetros sua senha poderia ser um gesto estilo Dr Gori, efetuado com o celular na mão. Uma foto da mão mostrando quatro ou menos dedos (se você for ex-presidente da República) ou uma combinação desses recursos, mas um conjunto completo de sensores se torna cego, surdo e mudo e coloca entre seus dados e o pessoal do Mal a mesma segurança de telefones de 20 anos atrás.
Algumas atrizes estão ameaçando os sites que publicam as fotos, outras optam por alegar que as imagens são falsas. Não que muita gente acredite. O FBI já foi acionado e está examinando o corpo de delito (e que corpo!) mas como o caso vem rolando desde Março e ninguém foi preso, provavelmente vão esperar que todas as fotos sejam divulgadas, antes de prender a molecada responsável.
Por enquanto a única forma 100% eficaz de garantir que fotos comprometedoras não caiam em mãos erradas é não tirar fotos comprometedoras, mas ninguém quer isso.
A tendência é a situação se agravar, a qualidade das imagens geradas por celulares e tablets vem aumentando, bem como a capacidade de armazenamento desses dispositivos. EU já acho impossível gerenciar a quantidade de tralha que tenho no celular, imagine gente que tira foto toda hora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário