sábado, 27 de agosto de 2011

iTip: Desfaça e refaça textos no iOS

iTip: Desfaça e refaça textos no iOS:

Descobri isto por acaso, aliás, por acaso não, estava na rua andando e meu iPhone caiu no chão e isto surgiu na minha tela repentinamente enquanto eu anotava algo. Sempre reclamei que não havia como refazer e desfazer textos no iPhone, e quando eu, ou apagava, ou errava algo, eu tinha que refazer aquilo manualmente. Na queda brusca que quase quebrou a tela inteira — diga-se que ele voou quase uns 2 metros de altura porque eu tropecei –, ele balançou e apareceu uma função que eu tanto requisitava: um CTRL+Z no iPhone!

A questão é que, ao meu iPhone decolar e aterrissar no chão, eu percebi uma coisa ao ver que ele balançou: ele apareceu esta função que, ao que usávamos muito nos clients de Twitter, ao balançar, atualizava a timeline, que agora, ao fazer o mesmo movimento, podemos refazer e desfazer textos.

“Como assim, Bruno?” Então, ao escrever algo no iPhone, seja no Evernote ou no Twitter, vamos supor que, você apagou a palavra acidentalmente e esqueceu qual ela seria. Balance o seu dispositivo e ele vai ter a opção de desfazer ou refazer, melhor dizendo, é a mesma coisa que CTRL+Z e CTRL+Y no computador, mas, temos que balançar o aparelho e ele aparecerá uma espécie de push perguntando o que deseja fazer.

Alguns aplicativos vem com a função tendo que apertar apenas um botão, como por exemplo, o iWork para iOS. Mas isto depende da boa vontade da fabricante, e como dizemos sempre, e eu disse no último iPS Cast especial, tudo que é nativo é melhor, logo, isto é mais divertido e mais arriscado. Fique com algumas imagens sobre isto:

Você sabia disso? Refazendo a digitação Texto pronto Desfazendo um texto

A dica é esta. Basta balançar que a mágica acontece. Não há mistérios, problemas, nem nada, agora só deve tomar cuidado para seu iPhone não sair voando, e também, tem alguma posição correta para balançar porque, que diabos, eu fico horas balançando e nada de aparecer o recurso, e não é defeito do meu aparelho.

E aí, resolveu seus problemas com textos? Nunca fiz anotações tão precisas após isto :) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário