sexta-feira, 12 de setembro de 2014

DOSE DE OPINIÃO #5

Saudações, pessoas.

Continuando o novo formato do #dosedeopinião. Quando o assunto for semelhante, agrupá-los-ei.


Vamos aos comentários:


Empresa britânica cria casa para ser baixada pela internet

Parece assustador ler a notícia assim. Talvez até tenha sido intenção do autor causar um espanto em seu leitor. Nas verdade o que se baixa é um projeto de uma casa que pretende ser simples, barata e fácil de ser construída. Com a chegada em massa das impressoras 3D, é realmente possível acreditar que até mesmo casas possam ser fabricadas automaticamente em futuro não tão distante assim. Espero estar lá pra ver.

60% dos aplicativos móveis falham em testes de privacidade, diz análise

Imagino que muitos confundam segurança com privacidade, uma vez que a falta de segurança quase sempre implica em violação da privacidade. Só que a maioria das pessoas acredita que somente os "malvados" que vivem na internet podem invadir privacidade de alguém, e sequer lêem os contratos ou acordos de privacidade dos serviços que contratamos online, como contas de e-mail gratuitas, contas nas redes sociais, e por aí vai.

Hackers tentam roubar Apple IDs por meio de e-mails com falsos alertas

Cuidado com os sites falsos de compra online

Ataque à rede da NET levava clientes a site falso do Banco do Brasil

Mais de 4 milhões de nomes de usuários e senhas do Gmail são publicados em fórum online

Parece brincadeira ter que alertar alguns usuários de tecnologia para que não façam algumas coisas na internet, pois certamente serão vítimas mesmo com muitos e muitos alertas. Toda semana eu pego computadores abarrotados de pequenos softwares que "grudam" no sistema operacional ou nos navegadores e fazem o que querem com o usuário, que só aciona o suporte quando não conseguem mais acessar.
O caso das senhas divulgadas é outra coisa. Alguém conseguiu as senhas e as divulgou. E vocês acham que todos os usuários do GMAIL correram e alteraram suas senhas? Hahaha.

Barraca inteligente usa energia solar e recarrega smartphone

Muito legal ver a tecnologia a serviço dos homens. Neste caso os homens e mulheres aventureiros. Logo teremos personalizações como barracas para o Araguaia, com ar condicionado ao invés de aquecimento, com telas anti-mosquito. Muito bom isso!


O que aconteceria com a internet se a humanidade desaparecesse?

Mapa mundi das redes sociais: Facebook domina em quase todos os países
Acho que seria uma catástrofe. Literalmente. Sei que muitas pessoas que hoje vivem literalmente nas redes sociais e consequentemente na internet. Muitos quase nunca leram um livro e não sabem como fazê-lo. Muitas pessoas não sabem mais telefonar para as outras, mas sabem da vida delas com mais detalhes que saberiam se ligassem. Se as pessoas tivessem que voltar à "idade da caneta", seria um desespero pra muita gente.

Consumidor: Anatel quer mudar o modelo de avaliação das teles

Qualquer mudança que possa fazer valer de fato as vontades do consumidor, que possa fazer com que o órgão represente o cidadão e exija das teles o respeito que este consumidor merece, tem mesmo que ser implementado. Eu mesmo sou um grande e antigo cliente da Anatel. A tele pisou na bola? Anoto o protocolo e aciono a Anatel. Pode demorar, mas as teles começam a te tratar de forma diferente (pra melhor) depois disso.

Gastos mundiais com segurança da informação atingirão US$ 71,1 bilhões neste ano

Não se assustem com o valor. Muito menos com o que eu vou falar agora: "é pouco!". Se praticamente todas as informações pessoais e das empresas são digitais nos dias de hoje, e se muitos bandidos têm investido neste novo ramo, é evidente que as empresas e os governos precisam investir em treinamento para seus profissionais e em equipamentos que possam aumentar a segurança. Infelizmente, como na vida real, os bandidos quase sempre se capacitam primeiro, ou seja, estão alguns bits na frente dos que andam no caminho certo.

Anatel está cogitando reduzir em até 60% o número de orelhões no país

Até um tempo atrás eu acharia esta uma péssima ideia! Sim, eu tinha um cartão sempre comigo para ligar pagando menos. Mas hoje, parar ao lado de um orelhão e perder o tempo de deslocamento é prejuízo, então não faço mais. Mas de um tempo pra cá tenho aprendido outra razão para o fim dos orelhões: a acessibilidade. Para pessoas que não conseguem vê-los ao caminhar, como meu amigo Alisson Azevedo, deficiente visual que, com muita independência, me relatou alguns acidentes com os equipamentos, indetectáveis pela bengala que ele usa para se locomover e se localizar. 
E penso assim mesmo: se algo atrapalha mais do que serve, já era!


É isso por hoje, pessoal. Obrigado, e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário