quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Dose de Opinião #4

Saudações, pessoas.



Continuando o novo formato do #dosedeopinião. Quando o assunto for semelhante, agrupá-los-ei.


Vamos aos comentários:



  • Google Street View flagra queda de motociclista em SC

    A tecnologia é algo tão presente em nossas vidas que situações antes corriqueiras passaram a ser notícia por haver tecnologia envolvida. O Google Street View é muito bom para quem pretende viajar, por exemplo, e gosta de estar ambientado com o local onde ficará. Já usei e gostei. Mas tem defeitos, como diversos flagras de situações estranhas que podem ser listadas aos montes em busca na web.

  • Android Wear a um passo de se tornar o melhor amigo dos corredores
  • Empresa apresenta anel inteligente
  • Google Glass ganha aplicação capaz de reconhecer a emoção humana 
  • Novo relógio da Samsung dispensa celular para fazer ligações

    Sou  usuário de tecnologia e fico diariamente ligado nos lançamentos e nas tendências. Não somente porque trabalho com novas tecnologias, mas porque gosto disto. E adoro a ideia dos dispositivos chamados "wearables" ou "vestíveis". Um óculos tecnológico, relógio que faz o papel do telefone (pelo menos o básico), anel de alerta. A tecnologia faz diferença em objetos de uso diário. Vejo pessoas dizendo que não usam mais relógios de pulso. Eu ainda uso, mas acredito que mesmo aqueles que já aposentaram o velho amigo de todas as horas ainda possam aparecer com o gadget no braço nos próximos anos.

  • Dê upgrade à sua casa com ideias de automação tecnológica

    Mais tecnologia em nossas vidas. Outro dia ouvi uma "conversa de parquinho" onde uma babá teria se descuidado da criança que cuidava e o bebê havia corrido pra outro cômodo. Desesperada, começou a procurar, quando seu telefone tocou: era a mãe, que de fora da cidade disse: "perdeu meu filho, né? Ele está no quarto!". Uma ilustração de como uma casa pode ser monitorada à distância. E de onde eu estiver posso ligar e desligar eletrodomésticos, lâmpadas, e por aí vai. Caminho sem volta.

  • MPF quer banir aplicativos como o Secret no Brasil
  • Mais um estudo indica que as redes sociais te fazem mais mal que bem 
  • Os riscos e limites na exposição dos filhos nas redes sociais
  • Concentração perdida com uso de tecnologia 'pode ser recuperada'

    A exposição nas redes sociais, não só de crianças mas de qualquer pessoa, é algo a ser reavaliado. Pra começar eu abomino quem entra lá pra dizer "fulano se sentindo entediada". Pára, né! Livros deixam de ser lidos, conversas deixam de ser conversadas por conta das malbenditas redes sociais, que muitas vezes substituem o que as pessoas costumavam chamar de "vida". E quando a coisa é anônima, fica ainda pior. Segredos que jamais seriam revelados ao público são jogados aos montes. E o anonimato é vedado segundo a nossa Constituição. Conversas de terapia compartilhados não com um profissional, mas com estranhos. 

    Quanto aos filhos, eu mesmo deixei de colocar fotos da minha filha. Eu fazia isso antes do WhatsApp, pra aproximar tias que moram distantes, mas agora não preciso mais disso. Sinto que tenho mais privacidade. Minha bebê também.


  • Hacker responsável pelo roubo de fotos pelo iCloud revela que passou meses planejando
  • Cibercriminosos usam o Windows 9 como forma de ataque 
  • ‘Todos os candidatos serão alvo de hackers’, diz especialista

    Uma verdade inquestionável sobre segurança da informação: nada é 100% seguro. Guardem isso na cabeça quando forem gravar alguma informação importante. Até mesmo por falta de orientação pode parte de muitos "técnicos" disponíveis no mercado a preços baixíssimos, as pessoas preferem instalar um antivírus gratuito a comprar a licença de cerca de R$ 30,00 anuais por uma aplicação paga e que aumentará sua segurança.
    O erro começa na escolha de quem te orienta. É a mesma coisa de escolher alguém pra cuidar da segurança da sua casa ou empresa, mas as pessoas geralmente não conseguem ver isto.
    Os crackers, que a mídia erroneamente chamam de hackers, estudam muito. Eles buscam brechas, falhas, passam dias e noites estudando, programando, navegando, testando, até encontrarem um ponto que permita o acesso ou o dano. E como as duas últimas notícias demonstram, o ponto mais fraco é quase sempre o ser humano. A curiosidade das pessoas ajuda MUITO no processo de exploração de vulnerabilidades.
    Desculpem o excesso neste tema, mas é um dos meus preferidos.

  • Nokia instalará rede para testes de 5G na Finlândia em 2015
    Uma inveja toma conta das minhas palavras quando falo de tecnologia no Brasil. Ou ela chega muito tarde ou chega muito cara. Ou ainda pior: cara e atrasada. Enquanto nos arrastamos com o 3G que não oferece qualidade aceitável, ou 4G com custos elevados, tanto para os planos de dados quanto dos aparelhos que aceitam a tecnologia, o mundo testa 5G. Em certa viagem que fiz aos EUA há 3 ou 4 anos vi dezenas de propagandas sobre o 4G, que já parecia ser algo totalmente implementado por lá.

  • Site orienta consumidor a processar empresas sem advogado
    Tem site que orienta você a fazer tudo. Com vídeos, inclusive. É a galera do "DIY", em inglês, Do It Yourself, ou "Faça você mesmo". É bom por um lado, pois te permite economizar em diversos trabalhos que você pode fazer sem ter que lidar com alguém pra isso. Mas tem certas coisas que eu não acho uma boa ideia fazer sozinho, e processar uma empresa é uma delas. Quem já passou por uma audiência sabe que existe todo um trabalho do advogado, desde escrever sua petição até o julgamento em si. As vezes que precisei disso percebi que não me daria bem sozinho.
  • Adesivos conectam objetos com a internet via Bluetooth
    Ótima ideia! Especialmente para as milhares de pessoas que perdem tudo o que tem. Pra quem despacha malas (vai derrubar avião???) por exemplo, pode ser um alívio. Pra quem empresta alguma coisa para alguém não tão organizado assim, ótimo também. Até mesmo para monitorar pessoas isto serve.
  • WhoSay: Aplicativo permite que você vigie os passos do seu famoso favorito 
    Isto é uma das milhares de futilidades que encontramos por aí. Com tanta coisa boa e produtiva que as pessoas podem fazer, vão configurar um aplicativo para vigiar seu famoso favorito. É o pesadelo das revistas de fofoca!!!

  • Teste mostra capacidade de smartphones em situações com muito calor

    Essa foi pra fazer a piadinha básica: achei que o teste era simplesmente usar o smartphone em #Goiânia...



    É isso por hoje, pessoal. Obrigado, e até a próxima!
   



Nenhum comentário:

Postar um comentário