quinta-feira, 28 de abril de 2011

Dicas para ter um bom Home Office

Dicas para ter um bom Home Office: "

Cada vez mais as empresas estão adotando a flexibilidade de permitir que suas equipes trabalhem de casa em regime de home-office, tenho recebido diversos e-mails sobre esse assunto, mas temos que considerar alguns aspectos antes de decidir se é uma opção para você.


Eu acho que sempre é uma grande opção a ser considerada, ainda mais com esses problemas de transito que o Brasil enfrenta (claro que por pura falta de visão de nossos incompetentes governantes) e com as facilidades que a tecnologia atual fornece, se sua empresa oferecer a oportunidade, vale pensar com carinho.



Agora é óbvio que home-office não funciona para todas as pessoas. Tem gente que não se acostuma a trabalhar em casa de jeito nenhum, simplesmente não vai rolar. Dá preguiça, mistura trabalho com pessoal, fica sem horários estabelecidos, não tem um ambiente adequado ou sente falta de ter pessoas do lado para olhar e conversar, entre outros diversos motivos.


Se você está pensando em fazer ou não home-office, minha sugestão é experimentar. Faça um test-drive de uns 15 dias e veja se você consegue se adaptar. Veja algumas dicas para tornar sua experiência com home-office mais produtiva:


1 – Separe um ambiente para seu escritório


Se você tiver um quarto isolado para seu escritório é a melhor opção, se não tiver, faça um canto da casa um ambiente profissional. Com uma mesa adequada, uma cadeira ergométrica bacana (acho que aqui vale o investimento), excelente iluminação e de preferência longe de distrações visuais ou olfativas (colocar a mesa na cozinha não vai dar, não é?)


2 – Estipule Horários Fixos


Acho esse o maior desafio de todos! Tem gente que acha que vai começar a trabalhar a hora que acordar e terminar na hora que der sono. Se você fizer isso, vai estafar, acabar com o casamento ou virar um workaholic dos piores.


Precisa ter horário de começo e término! Precisa ter horário de almoço. Precisa ter horário de cafezinho e limite para hora extra. Tem de ser horário fixo, para criar uma rotina séria, depois que estiver funcionando ai você flexibiliza.


3 – Vista-se adequadamente


Parece besteira, mas é uma coisa que faz a diferença no home Office. Se você acordar e ficar de pijama trabalhando, ligando para cliente, etc é meio estranho não acha? Tipo ir para a balada de terno e gravata ou ir para a academia de calça jeans. Se vista como se fosse trabalhar, ajuda a pontuar a transição de “home” para “Office”.


4 – Acordo com a Família


Se você tem filhos pequenos precisa ter alguém para te ajudar, não dá para trabalhar e cuidar das crianças, por mais que você explique, vai ser difícil seu filho entender, que quando ele tiver dúvida na lição e você estiver na sala ao lado ele não vai poder te perguntar.


Com filhos maiores é possível de definir esses limites, mas não deixe de conversar com a família que a casa é seu local de trabalho, definir algumas boas regras de convivência são interessantes. Afinal, seu cliente não vai entender seus filhos brigando, seu cachorro latindo e a emprega berrando tentando controlar tudo isso.


5 – Invista em tecnologia


A maioria das empresas fornece um notebook para esse trabalho em casa e provavelmente uma conexão com Internet. Caso esse não seja seu caso, é legal considerar a compra de um computador exclusivo para seu trabalho. Além de funcionar como backup, é mais seguro e evita misturar o computador da casa com coisas de trabalho.


Vale também investir em equipamentos como uma impressora multi-funcional, uma Internet de 10Mbits (que hoje em dia tem um custo altamente aceitável), headsets, e um bom telefone voip para ligações.




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