quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Dose de Opinião #2

Saudações, pessoas.



Como a dose de opinião ainda está meio que começando, resolvi experimentar um novo formato. Ao invés de escrever um texto enorme dando pitaco de forma geral, usarei como base algumas das publicações dos últimos dias, comentando-as na sequência. Vamos aos comentários:



  • Estudante cria etiqueta que avisa quando o alimento estraga

    Muito bom! Uma das grandes fontes de doenças é o consumo de alimentos estragados. Ainda mais quando vemos comerciantes desleais que muitas vezes reembalam as mercadorias com nova data de validade visando aumentar o lucro e sem a menor preocupação com o consumidor.

  • Tatuagem especial transforma suor em eletricidade

    Outra maravilha da ciência. Imagine uma situação muito real na vida de muitos atletas de rua que gostam de praticar suas atividades físicas acompanhadas sempre de seus gadgets, seja para atender e realizar chamadas, seja para ouvir música, ou mesmo para enganar dizendo que estava "malhando" enquanto digita loucamente no WhatsApp, mas esbarram na fraca atuação das baterias dos smartphones. Já tentei correr usando o GPS do smart e me dei mal. Fiquei sem bateria no aparelho antes mesmo de ficar sem baterias para concluir a corrida.

  • Criador da Siri prepara assistente pessoal que faz quase tudo
    Aqui já vejo algo meio preocupante. A ideia de que "alguém virtual" possa aprender as coisas e ficar ainda mais inteligente. Parece coisa de filme futurístico em um passado não tão distante. O próximo passo seria esta máquina dominar os humanos. Os assistentes pessoais, como a Siri, são apenas personificação de uma busca em uma base de dados interpretando um comando de voz do humano que a consultou. Foi testado algo parecido na Copa do Mundo com outra assistente, a Cortana, e não acertou completamente os resultados. Ainda bem!

  • Programa de computador ajuda a criar o avião de papel perfeito

    Foi-se o tempo onde o melhor aviãozinho de papel era aquele onde você dobrava cuidadosamente o papel, mexia aqui, rasgava ali, dobrava de novo e mandava pelos ares. Agora estão fazendo aviãozinho num programa, cheio de cálculos, e imprimindo-o em uma impressora 3D. Cadê a infância? Não gosto disso! Acho que as impressoras 3D vão melhorar muitas coisas para muitos casos, mas não gosto da ideia de substituir hábitos saudáveis por tecnologia nenhuma.

  • Microsoft revela celular de US$ 25 com bateria que dura até 36 dias

    Opa! Esta foi uma surpresa. Enquanto Apple, Samsung e Xiaomi (o que? não conhece? aguarde...) disputam entre si e com outras grandes a capacidade de encher um aparelho de tecnologia e facilidades, sensores disso e daquilo, e preços absurdos que fazem nós do terceiro mundo nos desdobrarmos para esbanjarmos com os "tops", vem a Microsoft com um celular tipo básico, daqueles que temos dificuldade de encontrar para comprar hoje em dia, apostando no baixo custo e numa bateria que vai fazer esquecer onde guardou o carregador. É uma aposta, vamos acompanhar...

  • MIT está criando tela para ser vista por quem tem problemas de visão sem a ajuda de óculos
    Aqui sim! Tecnologia a favor de melhorar o dia a dia dos homens. Problemas de visão muitas vezes são "piorados" pelo uso excessivo dos computadores, pelo menos é o que dizem muitos médicos. Agora a tecnologia será projetada para corrigir seu problema de visão sem a necessidade de óculos. O problema é que seria uma tela para cada usuário. Personalizado meeesmo! E se, enquanto usar o computador, precisar olhar para o lado, vai ver alguma coisa???




    É isso por hoje, pessoal. Obrigado e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário