Ao passar pelos corredores do MWC 2012 dei de caras com o stand de uma empresa que desconhecia totalmente até há bem pouco tempo mas que mostrava a quem quisesse ver o seu novo produto. A empresa é a Novero e o produto, o Solana, um conceito que acaba por ser um pouco a reciclagem dos antigos TabletPC da Toshiba (entre outros): um portátil que também faz de tablet.
Contrariamente ao que já tínhamos visto há largos anos aqui o conceito é ligeiramente diferente. Primeiro porque o ecrã não roda na horizontal mas sim na vertical, como podem ver pelas fotos que tirei ao Novero Solana. Segundo porque este portátil é dual-boot: vem com o Windows para utilizarmos em modo “portátil” e com o Android quando queremos utilizá-lo apenas como tablet.
Claro que esta solução dá-nos uma versatilidade acima da média. No entanto não fiquei totalmente convencido com o conceito. Para além de ter achado a estrutura física do computador um pouco frágil ao nível da moldura que enquadra o ecrã, não sei se é realmente tentador pensar em andar com um tablet que pesa mais de um quilograma!
Tecnicamente o Novero Solana vem equipado com um processador Intel Atom dual-core N2600 a 1,6GHz, 2GBde memória RAM DDR3, um disco SSD que pode ter entre 32 e 128GB, câmara de 3 megapixels, ligações 3G, WiFi e Bluetooth assim como saída HDMI e USB. Tudo isto funciona, para já, no Windows 7 e Android 2.3. O ecrã tem uma resolução HD mas, devido à versatilidade que lhe querem dar, apresenta umas bordas muito largas e quando está em modo portátil dá a sensação de que a imagem está toda espremida no centro.
O Solana ainda se encontra em fase de aperfeiçoamento e sinceramente espero que melhorem a rigidez da estrutura e o tempo de troca entre os dois sistemas. Isto porque para alternar entre o Windows e Android (ou vice-versa) temos de reiniciar a máquina e do que vi, demora bastante tempo. Contudo trata-se de um conceito engraçado que até poderá conseguir encontrar o seu mercado. Veremos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário