Tecnologia da Informação em doses curtas, com links para a matéria completa.
O blog é uma compilação de outros posts, não quero levar crédito de algo que não criei, por isso o link para o post original te leva pra fora do blog.
sexta-feira, 30 de março de 2012
Tablet do Google pode mudar o mercado, afirma site
segunda-feira, 26 de março de 2012
Seis dicas para manter a vida digital da família protegida
[Lifehacker] EyeLeo o lembra de fazer paradas e escurece a tela para que isso aconteça
Windows: Nós estamos sempre falando de bons programas que o lembra de fazer pausas periódicas para descansar seus olhos e preservar sua sanidade, mas a maioria deles é para Mac...
O que você faria se encontrasse um celular perdido?
Se você nunca perdeu o seu telefone celular, certamente conhece alguém que já passou por esta experiência. Acontece bastante, em qualquer lugar do mundo...
sexta-feira, 23 de março de 2012
Firefox 14 ganha visualizador de PDFs nativo
Em 2010 o Google Chrome ganhou um visualizador de PDFs nativo, fruto de uma parceria com a Adobe, eliminando a necessidade de instalar um plugin adicional ou abrir o arquivo manualmente em um aplicativo à parte — muitas vezes pesado e cheio de falhas de segurança. Agora é a vez do Firefox seguir o mesmo caminho...
quarta-feira, 21 de março de 2012
Apple, Motorola e Nokia brigam pela padronização do nano-SIM
Em maio do ano passado foi proposto um possível novo padrão para o SIM card, o chip responsável por conectar o seu aparelho de celular à rede de uma operadora. Esse novo padrão, chamado nano-SIM, foi proposto pela Apple e já teve protótipos produzidos no final do ano passado, depois de ter recebido bastante apoio das operadoras. Agora que ele está prestes a ser aprovado, a Motorola, Nokia e RIM decidiram que ele não é bom o bastante.
A votação do novo padrão vai acontecer no ETSI, o instituto responsável pela padronização de itens de telecomunicação europeu, na semana que vem. Mas de acordo com o jornal Financial Times, as fabricantes dizem que vão ter que refazer seus aparelhos para acomodar o novo chip, que necessita de uma espécie de gaveta para ficar no lugar (parecido com o que a Apple já implementa nos seus iPhones e iPads).
Depois dos ecrãs flexíveis, chegou a vez das baterias maleáveis
As novas baterias da NEC representam mais um passo importante na construção de dispositivos electrónicos flexiveis, nomeadamente novos e mais espetaculares smartphones!
A investigação que a NEC começou em 2005 parece estar agora a dar frutos. A NEC está quase a chegar ao ponto de comercializar baterias ultra-finas, tão finas que têm um grau de flexibilidade muito elevado.
Estas novas baterias flexíveis são feitas de um material orgânico e têm uma espessura de apenas...
Coca-Cola cria “Refil da Felicidade” para recarga de celulares
A Ogilvy Brasil, em parceria com a Oi, criou uma nova ação para Coca-Cola utilizando os usuários de celulares e o stand físico da marca na Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. “Refil da felicidade” é uma máquina, semelhante a máquina de refrigerantes, mas que tem como objetivo carregar celulares dos participantes com crédito para o uso da internet...
Compradores compulsivos: o que fazer com os eletrônicos de versões anteriores?
terça-feira, 20 de março de 2012
Smart Cover do iPad 2 não funciona para ligar o novo iPad
Gmail passará a explicar o motivo de ter considerado e-mails como spam
Em anúncio no blog do Gmail, Ela Czajka, engenheira de softwares da empresa, diz que a partir de agora, existirá uma breve explicação em cada e-mail lo...
Por que os líderes de TI estão insatisfeitos com seus funcionários?
CorelDRAW X6 chega com o maior nº de testes da história
segunda-feira, 19 de março de 2012
Seagate: tecnologia HAMR pode resultar em HDs com até 60 TB na próxima década
A referida tecnologia começou a ser divulgada em 2006, mas somente hoje (19/03/2012) é que a Seagate anunciou avanços significativos em relação ao assunto: a companhia afirma ser a primeira a conseguir a densidade de um terabit por polegada quadrada em um disco com a aplicação da tecnologia HAMR.
Isso significa que, ...
Aplicativo combina realidade aumentada, visão virtual e mundo real
PowerPoint 15 tem nova tela de apresentador e widescreen por padrão
Ainda não temos uma data exata para quando o Office 15, próxima versão do pacote de produtividade, chega às prateleiras. Por enquanto o trabalho segue intenso, com algumas novidades descobertas pela mídia especializada. O Paul Thurrott do Supersite for Windows traz à tona os recursos novos do PowerPoint 15, o pobre aplicativo de criação de slides que normalmente leva a culpa por apresentações mal feitas.
Logo ao iniciar o aplicativo, Thurrott verificou uma mudança bastante antecipada — e desejada, quero crer — pelos usuários do PowerPoint. O aplicativo cria automaticamente o slide em proporção widescreen, para tirar proveito dos televisores e monitores mais atuais. O mundo é wide e a Microsoft parece ter percebido isso (ainda que com um tanto de atraso).
Quem usa dispositivos na proporção antiga tem a troca de leiaute com apenas um clique, facilitando bastante a vida. Penso que esse recurso é particularmente interessante para os professores e profissionais que ainda dependem de projetores mais antigos, que não contam com a proporção widescreen. Só não me pergunte como é que o PowerPoint faz a conversão. Thurrott só diz que funciona.
Tela de apresentador
De acordo com Thurrott, é possível dar zoom em uma parte do slide na tela grande rapidamente. O recurso me parece bem bacana! Veremos quando a Microsoft liberar uma versão publicamente disponível para teste do aplicativo.
Grid inteligente
Seguindo um conceito que eu me lembro de ter visto primeiro no concorrente Keynote da Apple (não sei se existia anteriormente em outro software de apresentações), a Microsoft implementou um grid inteligente que posiciona elementos de slide próximos com a mesma distância um do outro.Aparecem na tela linhas tracejadas que indicam em que posição o elemento fica, considerando o espaçamento mais simétrico com relação aos outros elementos do slide.
É interessante perceber que a MS levou tanto tempo para adicionar uma funcionalidade tão banal ao PowerPoint. E válida, muito válida. Há estudos que mostram que o nosso cérebro fica mais confortável quando vemos simetrias. O tipo de coisa que a próxima versão do PowerPoint facilita na criação.
Sempre acreditei nas apresentações como importante linguagem de comunicação social. Pelo visto, a Microsoft também vê grandes oportunidades nesse segmento. E já que o PPT é a ferramenta mais usada para esse fim, que bom que a MS está dando mais atenção para o aplicativo.
O The Verge publicou breve análise dos aplicativos do Office 15 (ainda em desenvolvimento) no início de março. Recomendo dar uma olhada por lá, em especial para conferir o visual que a MS está desenvolvendo para os apps.
PowerPoint 15 tem nova tela de apresentador e widescreen por padrão
VMware WSX: um cliente web em HTML 5 para máquinas virtuais
Malware difícil de ser detectado se instala na memória RAM
A Kaspersky Lab descobriu um novo malware que se aproveita de uma falha conhecida do Java para se instalar na RAM e permitir o controle remoto do computador da vítima. O vírus foi disseminado por sites de notícias populares na Rússia e faz parte de uma família de malwares raros, difíceis de serem detectados por um antivírus.
O malware estava presente em sites que utilizavam o sistema de gerenciamento de anúncios russo AdFox. Os usuários que acessaram o site da agência de notícias RIA Novosti, uma das maiores do país, muito provavelmente foram infectados se aceitaram a execução de um applet em Java. O jornal online Gazeta.ru também sofreu com o mesmo problema.
Apesar de o problema ter ocorrido em sites da Rússia, nada impede que o mesmo exploit tenha sido utilizado em sites brasileiros que você acessa todos os dias. Se desconfia que foi infectado, vale a pena passar um bom antivírus para tentar removê-lo da RAM. Ou reiniciar o Windows.
Com informações: InfoWorld.
Malware difícil de ser detectado se instala na memória RAM
Fonte: Tecnoblog
Quando teremos baterias de longa duração nos nossos smartphones?
Telas em alta definição brilhantes e bonitas, processadores dual-core, quad-core, todos muito poderosos, conectividade total e em alta velocidade. São algumas características bastante apreciadas dos smartphones modernos. Se não há consenso sobre qual delas é a preferida dos usuários, no que tange à mais odiada a opinião é unânime: a baixa autonomia. Por que as baterias não evoluíram junto com o restante dos celulares?
Semana passada a J. D. Power liberou o resultado de uma pesquisa de satisfação com usuários de smartphones. A bateria foi apontada pelos entrevistados como o aspecto mais impactante na satisfação com o equipamento e na fidelidade — ou seja, insatisfeitos com a bateria dificilmente voltarão a comprar aparelhos da mesma marca. 25% dos que atribuíram uma boa nota (10 em uma escala de 10) à bateria disseram que comprariam novamente outro modelo da mesma marca; entre os não muito satisfeitos, com nota média de 7,9, apenas 13% repetiriam a dose.
O maior problema é que otimizar baterias é difícil, o processo praticamente já atingiu seu teto. Chega a ser injusto dizer que elas não evoluíram; se considerarmos o salto em desempenho e recursos que os smartphones deram de cinco anos para cá, é digno de nota eles continuarem longe da tomada por um dia inteiro. Só que a evolução foi menor do que a de outros componentes, e é aí que a coisa aperta — principalmente porque os outros componentes continuam evoluindo.
Estamos todos à espera de uma nova tecnologia disruptiva de baterias, que as permitam durar não horas, mas dias, semanas longe da tomada. Há melhorias incrementais sendo feitas; o Droid RAZR MAXX, da Motorola, aumentou 1,9 mm de espessura em relação ao Droid RAZR para abrigar uma bateria (bem) maior, 3300 mAh contra 1780 mAh, tudo por conta do 4G — e acreditamos que muita gente trocaria espessura por maior autonomia. Em tablets, o novo iPad também tem uma bateria bem maior que a do modelo anterior, tudo para manter a autonomia idêntica mesmo com o quádruplo de resolução e a conectividade 4G. Em ambos os casos, porém, a tecnologia em si não mudou significativamente, apenas espremeram mais bateria dentro de carcaças maiores.
A essa hora muitos engenheiros trabalham para encontrar uma solução para esse problema, muitos estudantes experimentam em suas garagens, todos em busca de algo que torne os smartphones menos sedentos por energia. Quem conseguir resolver esse quebra-cabeça, além de muito rico, terá nossa eterna gratidão. [PandoDaily]
Fonte: Gizmodo Brasil
Novo relógio solar usa GPS que consome 80% menos energia
Novo iPad superaquece (ou: novo iPad vem com torradeira)
Durante a apresentação do novo iPad, o vice-presidente de marketing da Apple, Phil Schiller, mencionou que o novo tablet é o aparelho da empresa com o mais amplo suporte as diferentes faixas de frequências sem fio: o modelo com conectividade de rede celular oferece ligações com rede 4G, 3G, EDGE, Bluetooth 4.0 e WiFi. Todo esse suporte aliado a uma senhora bateria pode ter oferecido...
Nova patente da Apple revela grande aposta no mercado de videogames
A tela Retina Display, presente no novo iPad, é outro diferencial que aponta para essa suposição. No evento de lançam...
Nova patente da Apple revela grande aposta no mercado de videogames
A tela Retina Display, presente no novo iPad, é outro diferencial que aponta para essa suposição. No evento de lançam...
BlogiPad manifesta solidariedade ao Blog do iPhone
quinta-feira, 15 de março de 2012
Fabricação nacional é exigência para rede 4G
Paulo Bernardo diz que exigência de 50% de fabricação nacional de equipamentos não fere regras de comércio internacional
BRASÍLIA – A exigência de conteúdo nacional no edital de licitação da faixa de frequência de 2,5 GHz — destinada para o serviço de quarta geração da telefonia móvel (4G) — não fere as regras de comércio internacional, afirmaram o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende...
Nokia prepara sua investida nos tablets e promete abordagem diferente do iPad
Talvez você não conheça Marko Ahtisaari, chefe de design da Nokia, mas com certeza conhece seu trabalho. Ele é o responsável pela interface swipe do MeeGo presente no N9, e também pelo design em policarbonato do aparelho – usado também no Lumia 800 e 900. Agora ele é o responsável por criar o próximo tablet da Nokia...
Motorola lança tablet Xoom 2 no Brasil
Novo iPad passa pelo esperado desmanche do iFixit
O novo iPad preenche todos os requisitos para abertura de gadgets do site iFixit. Ele é novo, ele é da Apple e acaba de ser lançado em lojas de vários países ao redor do planeta. Editores do site colocaram as mãos em um modelo de 16 GB com 4G na manhã dessa quinta-feira e desde então abriram o aparelhos para mostrar o seus componentes e as principais mudanças em relação ao modelo anterior.
A tela retina do novo iPad, segundo a descoberta do iFixit, é fabricada pela Samsung. No começo da semana surgiram rumores de que a LG e Sharp não conseguiram fabricar a tela e por isso a Apple recorreu à Samsung. Hoje já sabemos que a LG também está na lista de fabricantes dessa tela.
Outro detalhe importante destacado pelo iFixit é que na caixa do tablet há um aviso de que o 4G do novo iPad não é compatível com as redes Australianas e que por isso ele vai funcionar apenas com velocidades de redes 3G no país. Isso pode dar alguma esperança de que o aparelho apareça aqui no Brasil, talvez.
Até o momento de publicação desse post, o desmanche não havia terminado. Vou atualizar esse post ao longo da tarde com mais informações.
Novo iPad passa pelo esperado desmanche do iFixit
App da temporada de 2012 da Fórmula 1 chega para o Android, iOS e BlackBerry
Blog: RIM
Designer da Apple explica o que torna seus produtos os melhores do mercado
Uma das pessoas que conseguem aliar ambas as coisas é Jonathan Ive, indiscutivelmente um dos londrinos mais influentes do mundo. Com 45 anos, Ive nasceu em Chingford (uma pequena cidade localizada ao norte de Londres) e frequentou a mesma escola que ...
Sparrow para iPhone: finalmente um cliente de-email para iOS que não é um trambolho
O e-mail é uma parte intrínseca de nossas vidas atuais e, para tanto, apps de e-mail são um dos aspectos mais importantes dos aparelhos conectados que usamos. Eles podem não ser muito empolgantes, mas uma experiência boa é absolutamente essencial. O iPhone não tem um bom histórico de experiências boas com e-mail, principalmente quando você usa o Gmail. Agora o Sparrow chegou para iPhone, e ele não desaponta...
Supercomputador da USP faz 20 trilhões de cálculos por segundo
O equipamento foi comprado com apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e tem 2.304 processadores.
A máquina, cerca de cem vezes mais rápida que o computador mais potente da universidade...
Mozilla traça planos para o Firefox em 2012
As atualizações do navegador a partir de agora serã...
quarta-feira, 14 de março de 2012
Novo iPad tem mesmo 1 Giga de RAM
quinta-feira, 8 de março de 2012
Compare fotos de celular de 41 MP e rivais como iPhone e Galaxy
quarta-feira, 7 de março de 2012
Uso do iPad cresce dentro dos pequenos negócios
Operadoras derrubarão quem baixar arquivos ilegais
Duas operadoras britânicas receberam a ordem pela Justiça; detectados, usuários terão sua velocidade reduzida ou até zerada
LONDRES – As operadoras britânicas de serviços de Internet BT e TalkTalk perderam uma apelação jurídica sobre pirataria online nesta terça-feira, 6, o que significa que elas terão de identificar e alertar seus clientes que estão sob suspeita de terem baixado ilegalmente filmes ou música.
A decisão do Tribunal de Apelações do Reino Unido significa que operadoras de serviços de internet (ISPs) terão de enviar cartas de aviso a clientes que estúdios cinematográficos ou selos fonográficos suspeitam que tenham acessado ilegalmente materiais protegidos por direitos autorais.
Se as cartas não se mostrarem bem-sucedidas após um ano de operações no novo esquema, novas legislações poderão ser introduzidas para punir infratores reincidentes, reduzindo a velocidade de suas conexões à internet ou mesmo cortando seu acesso.
Em anos recentes, países incluindo a França e a Nova Zelândia adotaram a chamada “política de três infrações” em que infratores reincidentes podem ser desconectadas após receberem três avisos.
Mas a maré pode estar revertendo enquanto a pressão de Hollywood por maiores penalidades por pirataria de direitos autorais sofre um contra-ataque. Empresas de mídia dizem que a pirataria custa a elas bilhões de dólares em perdas de receita todo ano.
Em janeiro, um imenso protesto online por consumidores, ativistas e empresas da internet incluindo a Wikipedia – que efetivou um blackout de 24 horas – interrompeu a aprovação de legislação anti-pirataria nos Estados Unidos.
/ REUTERS
Autor da biografia de Steve Jobs confirma existência da Apple iTV
O vídeo foi disponibilizado pela emissora na íntegra, em seu canal no YouTube. Nos 57 minutos de bate-papo, o jornalista Caio Túlio Costa pergunta sobre uma ...
PayPal sai do mundo virtual e se torna opção de pagamento até em bares
terça-feira, 6 de março de 2012
Usuários de redes sociais gastam mais em sites de e-commerce
Android Market aumenta limite de aplicativos para 4 GB
O Google anunciou ontem uma mudança de paradigma na sua loja de aplicativos. Os desenvolvedores, que antes poderiam enviar para o Android Market aplicativos com até 50 MB de tamanho no máximo, receberam um aumento no limite. Agora eles poderão disponibilizar aplicativos com até 4 GB. O motivo para o aumento em 80 vezes de tamanho? Os jogos.
Segundo o que explica a equipe de engenheiros e gerentes de produto no blog oficial de desenvolvimento do Android, o o novo limite foi implementado devido à grande quantidade de jogos em 3D interativos, que tomam bem mais espaço do que os 50 MB. E para deixar claro o tamanho das APKs ainda devem ser 50 MB, mas os desenvolvedores vão poder adicionar 2 arquivos de expansão à eles (cada um com 2 GB, no máximo) e que serão baixados automaticamente com o aplicativo original.
Antes disso você provavelmente já sabe o que acontecia, se você foi um dos compradores de Androids mais parrudos que vinham com jogos embutidos: ao abrir o jogo, ele se conectava na web para baixar o resto dos dados direto do servidor da empresa que distribui o jogo. Agora essas expansões poderão ser baixadas direto dos servidores do Google, que vão hospedar os aplicativos.
Em contraste, a loja de aplicativos da Apple limita o tamanho dos aplicativos em 2 GB (segundo os desenvolvedores, a Apple nada diz sobre o assunto). Já a loja do Windows Phone, ninguém sabe, ninguém viu, o limite é de 225 MB por aplicativo, como bem apontou o leitor Celso Junior (valeu, Celso!).
Android Market aumenta limite de aplicativos para 4 GB
Uso de celular para pagamento começa a decolar
A próxima revolução da telefonia deve mudar a forma como pagamos as contas.
Uma corrida frenética une fabricantes de aparelhos, teles, bancos, operadoras de cartão e desenvolvedoras de chips para fazer do celular (também) a sua carteira.
Leia mais (06/03/2012 - 07h51)
Bug na App Store causa problemas com cartões de créditos brasileiros
Desde a tarde de ontem, diversos de nossos leitores estão enfrentando dificuldades em registrar cartões de créditos na App Store brasileira. O sistema da loja, de fato, não está mais aceitando nenhum número, até mesmo daqueles cartões que nunca apresentaram problemas.
O problema é que isso está impossibilitando qualquer compra, inclusive na iTunes Store. Ao tentar comprar algo, o usuário é avisado de que precisa confirmar os dados na loja e, ao usar o mesmo cartão que sempre foi aceito na App Store, o sistema comunica que ele não é mais valido na iTunes Store brasileira.
A dificuldade de acesso acontece tanto no iOS quanto pelo iTunes do computador.
A Apple ainda não se manifestou sobre o problema, mas esperamos que seja algo temporário. Senão, os consumidores brasileiros terão dificuldade de instalar aplicativos em iPhones e iPads.
© iLex para o Blog do iPhone, 2012.
[Exclusivo] Nokia vai lançar seus Windows Phones em 24 de março, e já temos os preços
Você está esperando pelo Lumia 800 ou 710? Aguarde mais um pouquinho: nossas fontes confirmaram que os dois Windows Phones da Nokia vão chegar ao país no dia 24 de março, “sem mais atrasos” – antes, o lançamento estava previsto para 13 de fevereiro. E quanto eles vão custar? Os valores serão:
Lumia 710 – R$ 1.199,00
Lumia 800 – R$ 1.699,00
O preço do Lumia 800 é o mesmo que o Nokiatividade e Windows Phone Brasil viram antes, mas o Lumia 710 está mais caro do que o esperado. Não é a primeira vez que a Nokia revisaria o preço para cima: o modelo Asha 303 deveria custar R$459, mas foi lançado a R$499 por “uma estratégia de negócios”, disse a empresa. É claro que isso pode mudar de última hora, mas nossas fontes tem bastante certeza dos valores.
Faz sentido o preço do Lumia 710 ser mais alto que do Samsung Omnia W, hoje vendido a menos de R$999? Bem, o aparelho foi lançado no Brasil a R$1.299, mas logo o preço caiu – esperamos que o mesmo aconteça com o Lumia 710. Ou seja, se você quer comprar no Brasil e economizar, melhor esperar um pouco: esse preço deve cair logo.
Falando em queda de preços, nossas fontes também informam que o preço do N9 vai começar a despencar (hoje ele custa R$1.299 — com promoções relâmpagos de 999) e a Nokia vai limpar o estoque do N8 – é outro cujo preço deve cair em breve. A Nokia parece estar alinhando sua estratégia no Brasil para colocar o Windows Phone no high-end, e deixar Symbian e MeeGo em outro segmento.
E quanto ao Symbian, as duas próximas versões – Carla e Donna – devem ser lançadas até agosto, segundo nossas fontes. Faz sentido: o Symbian Anna foi lançado em abril de 2011, e o Belle, em agosto. Outros rumores apontam para um lançamento do Symbian Carla, que deve igualar sua interface à do MeeGo no N9, só no final do ano. E sempre vale lembrar: o Symbian continuará sendo desenvolvido pelos próximos anos. [Obrigado, fontes!]
Via GIZMODO
USB hub revolucionário da Buffalo
Buffalo Kokuyo Supply Inc. desenvolveu um hub USB, que permite ao usuário conectar o cabo USB virado para cima e para baixo, primeiro USB com esse tipo de conexão, funciona como uma porta USB regular, é compatível com Windows XP, Vista, ou 7, assim como Mac OSX 10,2 e para cima. Disponível em azul, preto, branco e rosa e custo 1.806 ienes (aproximadamente USD$23).
fonte: Gizmodiva
Operadora de banda alemã atinge 512 Gbps de velocidade
A operadora alemã Deutsche Telekom bateu o recorde de maior velocidade de transferência de dados em um único filamento de cabo de fibra ótica ao atingir 512 Gbps em um teste feito entre seus laboratórios. O êxito aconteceu durante um experimento com um sistema chamado Osiris, sigla em inglês para Optically Supported UP Router Interfaces, ou alguma coisa como Roteador UP com Interface Suportada Oticamente, em uma tradução livre para o português.
Os 512 Gbps – ou meio terabit por segundo – foram conseguidos durante um teste “feito em condições reais” entre as cidades de Berlin e Hannover, distantes por 367 km. Um pacote de dados trafegou na velocidade recorde tanto na ida quanto na volta da viagem, que no percurso do cabo de fibra ótica resultou em um passeio de 734 km.
Como os cabos de fibra ótica são formado por não um, mas vários filamentos com a espessura de um fio de cabelo, essa velocidade pode ser ainda maior. No caso do modelo usado pela Deutsche Telekom, com 48 filamentos, a velocidade total da conexão com a nova tecnologia impressionantes 24,6 Tbps.
Apenas como forma de comparação, o recorde anterior, de 186 Gbps, foi batido em 15 de dezembro de 2011 por duas universidades americanas, que superaram a marca anterior de 119 Gbps registrada em 2009 na Europa. O número conquistado pela DT foi 2,75 vezes maior.
Aos interessados, ainda não existe qualquer prazo para que a super-conexão criada pelos laboratórios da Deustche Telekom esteja disponível no mercado – nenhuma empresa fabricante de roteadores ou equipamentos terminais demonstrou interesse, ainda, em implementar a tecnologia.
Com informações: GigaOM.
Operadora de banda alemã atinge 512 Gbps de velocidade