Tecnologia da Informação em doses curtas, com links para a matéria completa.
O blog é uma compilação de outros posts, não quero levar crédito de algo que não criei, por isso o link para o post original te leva pra fora do blog.
sábado, 30 de abril de 2011
Lupo instala apps no pen drive
Hacker GeoHot fala sobre ataques à PSN
Com apoio de Gates, esgoto pode virar energia
Falso iPhone tem só logo da maçã na tela
ZTOP também analisou o Motorola Xoom recém-chegado ao Brasil
A exemplo da PC World, que ao longo da semana publicou um artigo detalhando suas conclusões após testes com o Motorola Xoom que a Motorola já está distribuindo no Brasil (e que é o primeiro tablet com ANdroid 3.0 a chegar ao varejo local), os vizinhos do ZTOP (ex-Zumo) também publicaram um review detalhado.
Permaneço na torcida para que surja logo um produto que dê as melhores condições ao crescimento do Android na arena dos tablets!
Trechos do Ztop:
"Com o gadget em mãos, dá para perceber o potencial da plataforma Android para os portáteis sem teclado e afirmar com certeza (e clareza) que essa hora não é agora, motivada por um simples e único problema: a falta de aplicativos somada à correria do fabricante em lançar logo um tablet.
(…) O Google caprichou na interface, nos ícones e na navegação do Honeycomb. O Xoom parece não ter sofrido nenhuma interferência via software (como MotoBlur) na instalação do Android 3.0, e isso é ótimo. Como já ocorre nos Androids, são múltiplas telas iniciais (eu raramente uso mais de duas no smartphone), mais menu de aplicativos, multitarefas e barra de notificações.
(…) Este ZTOP recomenda espera na compra de um tablet com Android/iOS no momento – tanto pela questão da falta de apps para Honeycomb, quanto pela questão do imposto ainda a ser definida. Se acontecer a isenção fiscal prometida pelo governo, veremos acontecer com os tablets a mesma revolução que aconteceu no mercado brasileiro de PCs nos últimos anos: cada vez mais populares e que ajudam, muito, na inclusão digital. (via zumo.com.br)
Robô promete aposentar a vassoura
Comprar smartphone no exterior exige cuidado extra
Não há como ter certeza de que modelos lançados lá fora poderão ser usados sem problemas por aqui.
Para que ele funcione no Brasil, é preciso que seja compatível com o padrão e as frequências usadas pelas operadoras brasileiras. O padrão de rede 2G mais difundido no país é o GSM, com as frequências de 850 MHz, 900 MHz, 1.800 MHz (a mais comum) e 1.900 MHz.
Leia mais (30/04/2011 - 14h45)"
App cria modelos 3D animados no iPhone
Perdeu o prazo do IR? Aguarde novo programa
Unicamp libera conteúdo de aulas na web
Tablet só deslancha com queda de preço
Além do ecossistema de aplicativos e do amadurecimento do consumidor, preço é a determinante fundamental para a massificação.
"Se o preço dos aparelhos não cair abaixo de R$ 800, as vendas não devem passar de 400 mil unidades no ano", diz Luciano Crippa, da IDC.
Leia mais (30/04/2011 - 11h30)"
Software faz backup e restaura arquivo do PC
Designers convertem dispositivos eletrônicos em joias caras
Saiba o que levar em conta na compra de smartphones
O problema é que, se você quer ter um aparelho do tipo, não há muita saída --ou compra um e conforma-se com a rápida obsolescência, ou desiste da ideia e continua a usar um celular mais simples. Se você quer optar pelo primeiro caminho, precisa tomar alguns cuidados.
O mais importante é pesquisar bastante e, se possível, experimentar os aparelhos antes de escolher.
Leia mais (30/04/2011 - 10h28)"
Buscas na web traçam perfil sexual mundial
O Irã é o novo alvo do anonymous e os ataques começarão no dia primeiro de maio.
O grupo de hackers Anonymous anunciou que iniciará no dia 1o de maio a Operação Irã, que visa atacar via DDoS vários sites iranianos, tudo isso em prol do povo de lá que o apoia.
Comenta-se que o Anonymous foi responsável pelo ataque a rede PSN da Sony, mas nada foi confirmado até agora. O grupo lançou um comunicado dizendo que não participou deste ataque.
O que nos resta é aguardar algumas poucas horas para conectar no canal IRC deles e ver o que irão aprontar.
Site elege os sete Androids mais "hackeáveis"
Google minimiza fracasso do Google TV no último trimestre
Ferramenta da Microsoft facilita vida de desenvolvedores de apps para iPhone
..."O API Managing Tool para iOS faz parte da propostas de “interoperabilidade” do WP7. Como as ferramentas de desenvolvimento da Microsoft são práticas, a ideia é só facilitar ainda mais o desenvolvedor de um bom app para iPhone antes que ele desanime e pense em tudo que terá que modificar. A ferramenta escaneia o aplicativo e aponta quais mudanças devem ser feitas.
Boa sacada, Microsoft. É uma boa saída para não perder tantos desenvolvedores para a concorrência. Mas, Ballmer, caso você esteja nos lendo, aproveite e dê uma conferida nas quatro dicas para deixar sua empresa verdadeiramente dentro do mundo móvel." [Microsoft via Engadget]
Você compraria um celular da operadora Correios?
Uma Medida Provisória publicada hoje pretende ampliar a área de atuação dos correios. Com as cartas em baixa, os amarelinhos poderão se transformar em operadora virtual de telefonia celular — opção que a Anatel abriu às empresas recentemente. Resta saber: você compraria um celular da operadora dos Correios?
A ideia do governo, pelo visto, é que os Correios entrem de vez no mundo digital, já que o papel não anda dando muitos lucros. Além de operadora, os Correios podem se transformar em “mensageiro” de informações altamente sigilosas e até ampliar sua ação no mundo do comércio eletrônico. Com a mudança recente da Anatel, que permite que empresas com grande base de clientes se tornem “operadoras virtuais”, esssa é uma solução para um serviço que precisa mudar. Acreditamos que pelo menos os aparelhos chegariam rápido aos clientes, diferente de muitas operadoras e suas previsões de “4 semanas de entrega”. [Link]
Radiação de celular pode interagir com tecidos humanos de forma nunca antes considerada
O Los Alamos National Labs é geralmente associado com bombas – eles criaram a bomba nuclear detonada em Hiroshima e Nagasaki – e a bomba que eles jogaram hoje também deve ser arrasadora. Figurativamente falando, claro: hoje eles trabalham mais com saúde e medicina. A controvérsia sempre presente quanto ao efeito dos sinais de celular em tecidos biológicos ressurgiu hoje, através de um pesquisador de Los Alamos. Ele diz que as micro-ondas emitidas por celulares podem interagir de uma forma completamente nova, que ainda precisa ser compreendida.
Claro que há dois lados para debate aqui: um que cita evidências mostrando que sinais de celular podem influenciar o comportamento e a saúde humana; e o outro lado, que afirma não haver indício, nas evidências epidemiológicas, de que a exposição ao sinal de celular seja correlacionado a consequências na saúde.
Só que há um argumento especialmente potente para afirmar que celulares são seguros: os fótons das micro-ondas não têm energia o suficiente para quebrar ligações químicas. E se eles não conseguem quebrar ligações químicas, então eles não podem danificar tecidos biológicos. Para muitos médicos, isso encerra o caso.
Mas Bill Bruno, biólogo teórico de Los Alamos, discorda. O argumento básico é: os fótons podem, sim, ter energia o bastante para interferir em tecidos humanos. A ideia tradicional só vale quando a densidade de fótons é baixa (menor que um); quando a densidade é maior, os fótons podem interferir de maneira construtiva – isto é, os efeitos podem se combinar e interagir de maneira mais forte que o normal. (Se você quiser todos os detalhes da ciência por trás do que ele afirma, o link para o trabalho dele está no final do post.)
Bruno cita pinças óticas como exemplo. Pinças óticas usam fótons para manipular objetos bem pequenos, como células, e sabemos que elas podem causar danos a estruturas. Isto é bem documentado. E isso acontece porque os fótons são concentrados: quanto mais fótons, maior a força (e maior o possível dano).
Pinças óticas funcionam geralmente no comprimento de onda da luz infravermelha; como as micro-ondas do celular têm outra frequência, o efeito dos fótons poderia ser diferente. Mas elas levantam a questão: será que os fótons das micro-ondas podem agir da mesma forma que nas pinças? Porque uma coisa é clara: a densidade de fótons nos sinais de celular são muito maiores do que um. Então, segundo Bruno, há um mecanismo pelo qual poderiam ocorrer danos, e as condições para este mecanismo funcionar estão presentes entre celulares e torres de celular.
Nada disso significa que os fótons das micro-ondas estejam necessariamente prejudicando seus neurônios. Mas isto acrescenta mais um ponto de debate à polêmica, e é um motivo de preocupação e tema para estudos futuros. No mínimo, Bruno diz que o argumento de que micro-ondas não podem alcançar a força necessária para quebrar ligações químicas não é mais o bastante para desconsiderar a ideia de que celulares podem prejudicar tecidos biológicos.
A controvérsia está longe de resolvida. E o trabalho de Bruno está aqui. [via Technology Review]
Motorola vende 250 mil Xooms
Xbox é principal fonte de ganhos da Microsoft
Cartão multiuso permite até compras pela web
Geek usa Arduino para fazer filme com fantoches digitais
11 apps essenciais para o Android
sexta-feira, 29 de abril de 2011
vc repórter: campanha #precojusto reúne 300 mil assinaturas
Ações da Microsoft têm maior queda em um dia desde 2009
YouTube transmitirá beatificação de João Paulo 2º ao vivo
A cobertura poderá ser acessada pelo link em que são transmitidos os principais eventos ao vivo (www.youtube.com/live), e também ao vivo pelo canal YouTube criado pelo Vaticano para as celebrações da beatificação (www.youtube.com/giovannipaoloii), onde constam centenas de vídeos que documentam seu pontificado.
Tal programação se soma à difusão da cerimônia através do serviço de vídeo do Vaticano (www.vatican.va/video), disponível em vários sites católicos.
Leia mais (29/04/2011 - 16h55)"
21% dos donos de PS3 estão considerando mudar para o Xbox 360
Harman prevê U$1 bi em novos pedidos este ano
ScanSystem vai lançar scanner 3D em feira em Porto Alegre
Nokia Siemens conclui aquisição de unidade da Motorola
Hora de mudar para IPv6
Pós-instalação: 10 configurações para depois de instalar o Ubuntu 11.04
O Ubuntu 11.04 foi lançado ontem, e a tradição manda que nos dias seguintes surjam inúmeros reviews e guias de pós-instalação, como é o caso deste de hoje, publicado pelo site OMGUbuntu.
E são dicas interessantes, explicando detalhadamente como completar itens como:
- instalar alguns indicator-applets adicionais
- complementar os aplicativos com alguns títulos disponíveis no Ubuntu Software Center
- trocar o ambiente para o tradicional, se não tiver gostado do Unity
E vários outros. Veja os detalhes no link a seguir. (via omgubuntu.co.uk)
"Dispositivo permite que usuário toque piano com sensor de movimento
Companhia israelense desenvolve carro voador autônomo
Twitter foi o mais usado durante casamento
Firefox 5 será lançado dia 21 de junho
Twitter vai esconder tuítes seguidos de usuários falastrões
Quando um tuiteiro postar várias mensagens seguidas, aparecerá apenas uma postagem e, embaixo dela, a indicação de que há mais tuítes. As outras postagens só poderão ser vistas quando se clica no link --"6 More Tweets by @nomedousuario", por exemplo.
Em fase de testes, a funcionalidade está disponível apenas para uma pequena parcela de usuários. O Twitter ainda não se manifestou publicamente sobre o assunto.
Leia mais (29/04/2011 - 14h52)"
Energia nuclear é alternativa para o futuro
16 extensões para tornar seu navegador mais seguro, rápido e produtivo
Enviado por Christian Guerreiro (christian·guerreiroΘgmail·com):
Toshiba lança cartão SD de gravação única
Divulgação | ||
Cartão de memória da Toshiba impede que dados sejam alterados após gravação |
O cartão SD-K01GBW1 tem 1 Gbyte de capacidade e é voltado para governos e empresas. Segundo a Toshiba, o lançamento atende a uma demanda por armazenamento de dados eletrônicos que não devem ser adulterados ou falsificados.
Leia mais (29/04/2011 - 14h11)"
Amazon se desculpa por falhas em serviço e perda de dados
Pergunte ao Expert: é permitido usar vídeos do YouTube?
Playbook: análise completa sobre o tablet
Casamento real derruba site da BBC
Cartões podem enfrentar US$ 300 mi em custos por roubo na Sony
Animações para Games Android
Enviado por Cleuton Sampaio (cleuton·sampaioΘgmail·com):
Programa destina R$ 1 bilhão para bolsas de estudo em cursos técnicos
Android tem mais apps gratuitos que o iOS
Motorola vendeu 250 mil tablets no primeiro trimestre de 2011
O número é mais do que o dobro do que os 100 mil estimados por analistas do Deutsche Bank no início de abril.
Kimihiro Hoshino - 2.fev.11/France Presse | ||
Xoom, tablet da Motorola, que vendeu 250 mil unidades no primeiro trimestre de 2011, de acordo com a empresa |
Leia mais (29/04/2011 - 12h47)"
Twitter cria novo formato de anúncio
Tecnologia fracassou indústria fonográfica
Apple desbanca Microsoft em lucro e receita
Pesquisa diz que 77% dos usuários não querem compartilhar localização
A pesquisa, que ouviu mil pessoas nos EUA, destaca que a principal preocupação dos usuários de aplicativos em smartphones é a privacidade, apontada por 38% dos respondentes.
Em seguida, vêm segurança (26%), identidade (19%) e compartilhamento (14%). Os 3% restantes afirmam não ter preocupação nenhuma em relação a programas para celulares.
Leia mais (29/04/2011 - 12h20)"
Blog: O que muda com o Android 2.3.4?
Hacker do PlayStation 3 nega participação no ataque à PSN
Veja um pouco do que aconteceu no festival youPIX
O festival de cultura e internet mais bacana do Brasil fez o maior sucesso entre a galera conectada. O SE Preview visitou o youPIX com um novíssimo Xperia™ arc e clicou o que viu. Confira no Sony Ericsson Preview.
Pioneer lança fone para dupla jornada
STJ terá plantão eletrônico para emergências
Oi registra prejuízo de R$ 395 mi no 1º tri
Plextor renova drive externo de Blu-ray
iPad 2 chega hoje a mais 12 países
RIM reduz projeção de lucro por BlackBerry
Google Talk para Android ganha suporte a conversas com vídeo
O novo recurso permite o uso de vídeo não apenas nas conversas entre donos de dispositivos com Android, mas entre esses e usuários do Gmail (que conta com sua própria versão do Google Talk). As chamadas podem ser feitas via redes 3G, 4G ou Wi-Fi.
Divulgação | ||
Nova lista de contatos do Google Talk mostra ícones com formato de câmera |
Leia mais (29/04/2011 - 09h36)"
Boom dos smartphones anima mercado no 1o trimestre
Google é obrigado a corrigir mapa do Rio de Janeiro no Google Maps
Pergunte ao Expert: registro de domínios na internet
Nokia diz que está trabalhando em um tablet com uma “perspectiva única”
A especulação do Gizmodo, abaixo, sobre a possibilidade de o tablet ser feito de manteiga, não me parece o pior cenário possível, à luz do histórico recente. Trecho:
"Obviamente, a Nokia está fazendo um tablet. Mas o que ele terá por dentro? Windows Phone 7? Meego? Symbian? Android? Manteiga?
Seja lá o que eles escolherem, o CEO da empresa, Stephen Elop, quer tempo para fazer a escolha certa: “nós podemos tirar vantagem da tecnologia e software da Microsoft e criar um tablet focado em Windows, ou podemos fazer algo novo com alguns de nossos softwares próprios. Neste momento, nossa equipe está decidindo qual a estratégia certa para a Nokia para tablets”.
Elop adiciona que “há mais de 200 tablets no mercado atualmente, e apenas um deles está se saindo bem. E o desafio que eu propus para nossa equipe era de não criar o 201º tablet que mal se diferencia dos concorrentes. Nós temos que ter a perspectiva única da Nokia”. (…) (via gizmodo.com.br)
Como construir um data center moderno
Sony assegura que dados bancários de usuários da rede do PlayStation estão codificados
Após Sony, Microsoft admite problemas de segurança em games on-line
EUA e Europa questionam Sony por roubo de dados na rede do PlayStation
Usuários se enfurecem com Sony após invasão à rede do PlayStation
A gigante japonesa indicou em seu site, no entanto, que também não pode descartar a possibilidade de os dados estarem em poder de piratas virtuais.
Leia mais (29/04/2011 - 02h15)"
Smartphone X5 aposta em design diferenciado
Vendas do Windows caem, mas lucro da Microsoft cresce 31%
Para especialistas, Copa de 2014 impulsionará TV interativa
A divisão mais legal da Microsoft está rendendo mais dinheiro
Nosso número favorito do resultado financeiro da Microsoft no primeiro trimestre está na divisão de Entretenimento e Dispositivos, responsável pelos produtos mais legais da Microsoft – Xbox, Zune, Windows Phone, entre outros. Por anos, a divisão ficou entre pouco lucro e muito prejuízo, mas agora o lucro da divisão cresceu 50% em relação ao ano passado – devido principalmente ao Kinect.
As divisões mais tradicionais também estão bem: o Office 2010 vendeu mais rápido que qualquer outra versão anterior da suíte de produtividade, e o Windows 7 vendeu mais de 350 milhões de cópias em 18 meses, tornando-o o sistema operacional que vendeu mais rápido na história. Vale lembrar que o Kinect entrou no Guinness, o livro dos recordes, como o eletrônico de consumo com as vendas mais rápidas da história.
Com os números divulgados hoje, também podemos comparar a Microsoft com a Apple: a Apple já tinha receita maior que a Microsoft, mas agora a ultrapassou no lucro também. No trimestre passado, a Apple teve receita de US$24,67 bilhões, enquanto a Microsoft teve US$16,43 bilhões; quanto ao lucro, foram US$5,99 bilhões versus US$5,23 bilhões.
Claro, as duas empresas são diferentes: a Microsoft é uma empresa de software – a maior parte da receita vem do Windows e Office – enquanto a Apple é uma empresa de hardware – o dinheiro vem principalmente de iPhones, iPads e MacBooks. Mas como são grandes rivais, vale comparar, nem que seja apenas uma curiosidade. [Microsoft]
Nova técnica de produção cria LEDs mais baratos para display
Samsung lança 25 modelos de Smart TV no Brasil
Motorola promete facilitar root em futuros aparelhos com Android
O tablet Xoom da Motorola vem com bootloader destravado, o que facilita o root do aparelho – procedimento que permite usar mais funções no Android, além de permitir instalar ROMs customizadas. E a Motorola prometeu e confirmou: seus próximos smartphones também terão bootloader destravável. Ou seja, se personalizar seu smartphone é crucial pra você, a Motorola pode ser uma opção bem interessante… no final do ano.
Os smartphones da Motorola geralmente não facilitam na hora de fazer root: foram meses e meses até surgir o primeiro método de root do Milestone, o Droid X veio com chip especialmente para evitar o root, e até mesmo o Atrix 4G tem bootloader criptografado – o que dificulta demais o root no aparelho.
Isso deve mudar este ano. Em janeiro, a Motorola manchou a imagem um pouco quando disse, nos comentários de seu vídeo no YouTube sobre o Atrix, que “se você quiser fazer ROMs customizadas, então compre em outro lugar”. A empresa logo se desculpou, dizendo que a resposta não reflete a visão da Motorola e que estava “trabalhando de perto com parceiros para oferecer uma solução de bootloader” que agradasse aos desenvolvedores.
Só que o Atrix foi lançado com o bootloader criptografado. O australiano Irwin Proud, que comprou um Atrix, decidiu entrar em contato com a Motorola quatro vezes – mas não recebeu resposta. Ele então criou uma petição na internet, que angariou mais de 8.500 assinaturas em um mês. Só aí, segundo Irwin, que a Motorola respondeu, dizendo: “é nossa intenção ativar o bootloader destravável/retravável hoje encontrado no Motorola XOOM em toda a nossa linha de dispositivos a partir do final de 2011, onde as operadoras permitirem”.
Este anúncio, no entanto, não era oficial. Quando o blog Ausdroid entrou em contato com Will Moss, diretor de comunicações da Ásia do Norte para a Motorola Mobility, ele disse: “Eu posso confirmar que a citação que você tem é precisa, mas não posso acrescentar mais nada neste momento, além de que mais informações serão disponibilizadas via MOTODEV“.
É isso, pessoal. Esperamos que os próximos aparelhos da Motorola com Android sejam mais abertos à comunidade de desenvolvedores, por dois motivos. Primeiro, a HTC – conhecida por seus aparelhos com root fácil – ainda não presta muita atenção no Brasil, coisa que a Motorola faz (que até têm fábrica no Brasil). E segundo, mesmo a HTC anda dificultando o root em seus aparelhos mais novos – é bom ver que a Motorola (tal como a Sony Ericsson) pode seguir no caminho oposto. [Ausdroid via ModMyMoto; valeu Ânderson!]
Foto por Sorensiim/Flickr
Toyota investe em abastecimento sem fio para carros elétricos
Funcionários da Foxconn são acusados de vazar informações do iPad 2
A suspeita sobre os funcionários é de que eles teriam dado informações sobre o novo produto a empresas chinesas, para que elas pudessem desenvolver acessórios antes mesmo do anúncio oficial do novo tablet da Apple.
De acordo com o site DigiTimes, a policia prendeu os funcionários em dezembro de 2010 e eles foram oficialmente acusados em março de 2011.
Leia mais (28/04/2011 - 16h44)"
Huawei processa ZTE por quebra de patentes
Por onde anda o ICQ? Pelo visto, na Rússia!
Google e Mozilla estarão no FISL12
Blog: Sapatos descartáveis e biodegradáveis
Serviço de e-mail do Yahoo! está inacessível para parte dos usuários
Diz o tuíte : "O Yahoo! Mail está atualmente inacessível para alguns usuários. Estamos trabalhando para corrigir o problema e restaurar todas as funcionalidades imediatamente."
O problema com o Yahoo! Mail ocorre dois meses depois de o Gmail, do rival Google, sofrer uma falha técnica que causou o desaparecimento de mensagens de parte de seus usuários.
Leia mais (28/04/2011 - 18h00)"
"South Park" brinca com polêmica de privacidade envolvendo Apple
O episódio faz uma brincadeira com a polêmica levantada em torno da Apple, depois da denúncia de que alguns dos aparelhos da empresa guardavam um arquivo secreto com dados de localização de seus usuários.
Depois do seu sequestro, Kyle se torna parte de uma espécie de centopéia humana na série, segundo o blog. Outro personagem faz uma paródia com Steve Jobs e consegue constantemente rastrear a posição geográfica de Kyle e do resto do grupo.
Leia mais (28/04/2011 - 17h45)"
quinta-feira, 28 de abril de 2011
Cinco tecnologias que podem te ajudar a aproveitar melhor seus livros de papel
Quase sempre que tecnologia e livros são discutidos, a soma dos dois assuntos parece resultar em e-books. Mas não precisa ser assim. As páginas de papel dos livros físicos ainda serão folheadas por muito tempo, a tecnologia pode estar presente na vida de um leitor ávido de várias formas, mesmo que ele não saiba nada sobre Kindles e Nooks e iBookstores da vida. Veja a seguir algumas dessas formas.
Goodreads
Basicamente, se você lê bastante, principalmente se consegue ler obras em inglês, não tem por que não fazer uma conta no Goodreads agora mesmo. Ele é uma rede social para leitores, onde você pode avaliar os livros que leu, incluir os que está lendo e listar os que ainda pretende ler. Há grupos de discussão e bastante interação entre os usuários nas páginas de cada livro, e é bem fácil começar e manter a sua atividade por lá, já que ele procura amigos entre os seus contatos de email e do Facebook, e depois continua enviando emails com novidades deles e lembretes para que você atualize sua vida literária.
Skoob
O Skoob (“books” ao contrário, viu que esperto?) é o Goodreads brasileiro. Grande parte das funções do site gringo também existem nele. O visual é mais moderno, mas ao mesmo tempo ele não é tão eficiente quanto o Goodreads em promover interações e discussões entre os usuários – elas ficam mais confinadas aos grupos, que são semelhantes às comunidades do Orkut. Com o pagamento de uma taxa única, de R$ 10, você ganha um Perfil PLUS que permite a troca de livros entre outros membros, colocando as suas velharias para circular.
EstanteVirtual
Uma das maiores vantagens dos e-books é o seu acesso incrivelmente fácil. Com uma loja tão completa quanto a Kindle Store da Amazon, ou um sistema tão acessível quanto a iBookstore, eu mesmo já me vi comprando um livro totalmente no impulso, após ouvir alguém falando bem dele em uma palestra. Com os livros físicos, a coisa já é mais difícil. Basta querer ler alguma coisa mais antiga ou específica que torna-se difícil encontrar o livro até mesmo em livrarias brasileiras enormes e de renome.
Entra aí o EstanteVirtual, um site que em 2005 teve a ótima ideia de agrupar e disponibilizar online o acervo de qualquer sebo que quisesse participar. Como qualquer leitor ávido sabe, em sebos encontra-se de tudo, mas normalmente é preciso bater pernas por alguns até encontrar o que se procura. Na EstanteVirtual eu já consegui, com poucos minutos de cliques, encontrar livros que alguns dos meus amigos já tinham desistido de procurar há muito tempo, e, como você está meramente usando o site como ferramenta para entrar em contato direto com algum sebo perdido pelo país, o preço muitas vezes é bastante convidativo.
Delicious Library
Se você é daqueles que vem lendo há muito tempo e já acumulou uma biblioteca digna de admiração e de ser exibida na melhor estante da casa, um aviso: o Delicious Library pode ser viciante. De modo simplificado, ele é um software de catálogo: usando uma webcam, ele lê os códigos de barras dos seus livros (também funciona com CDs, DVDs, games e outros itens colecionáveis) e vai catalogando-os um a um em uma bonita interface que simula prateleiras.
A brincadeira já seria divertida se parasse por aí, mas vai além. Cada livro catalogado já aparece automaticamente com a sua capa e diversas informações retiradas do sistema da Amazon, como resenhas, ficha técnica, avaliações de outros usuários e recomendações de livros relacionados. Além disso, o Delicious Library também tem recursos para que você catalogue empréstimos dos seus livros e sempre saiba com quem está cada um.
O problema do Delicious Library é que ele é um software exclusivo para Mac. Os usuários de Windows têm opções como MediaMan e AllMyBooks, com recursos bem similares, ainda que não sejam tão bacanas no quesito interface.
BookCrossing
Ao contrário das pessoas que normalmente se interessariam pelo Delicious Library, quero apresentar o BookCrossing aos que gostam de ler, mas não têm interesse em acumular enormes bibliotecas e preferem passar os seus livros adiante. O BookCrossing é uma comunidade mundial de leitores que se organizam em torno de uma ideia muito bacana: “libertar” os seus livros depois de terminar de lê-los.
Para entrar no mundo do BookCrossing, tudo o que você precisa fazer é escolher um livro que queira soltar no mundo, entrar no site, fazer o seu login e registrar o livro. Ele vai ganhar um código único, que deve ser colado com uma etiqueta que você pode imprimir em casa. Feito isso, você simplesmente “esquece” o seu livro em qualquer lugar – em um caixa eletrônico, elevador, praça de alimentação de shopping, onde quiser. Quem encontrar o livro vai ler na etiqueta uma pequena explicação sobre a ideia do BookCrossing, e vai poder entrar no site e digitar o código do livro para dizer que o encontrou. Assim, você também vai poder acompanhar por onde anda o seu livro.
É uma comunidade ativa não só no Brasil, mas no mundo inteiro, e nos fóruns do site você descobre alguns “pontos de libertação” mais comuns no Brasil, para também receber os livros libertados por outros usuários.
Controle com sensor de movimento para PC chegará ao Brasil até julho de 2011
Playbook: tablet não está finalizado
Mozilla prioriza melhorias no engine de JavaScript do Firefox
Trechos do InfoQ:
"Após o grande esforço de finalização e lançamento do Firefox 4, a Mozilla voltou a planejar melhorias na área de JavaScript. Os principais focos são depuração e desempenho. Alguns pontos que merecem destaque são: (….)
(…) O investimento em desempenho vai contribuir com a meta da Mozilla para o Firefox, de sempre responder a ações do usuário em no máximo 50 ms. Além das atividades relativas a JavaScript, existem ainda vários outros objetivos para 2011. Eles abrangem melhorias em acessibilidade, conexão, DOM, gráficos, vídeo e layout de páginas. (via infoq.com)
Apple cai a 4º lugar entre fabricante de PCs
Redes sociais nunca substituirão sociedade civil, diz expert
Slackware 13.37
Enviado por Guilherme (gamaiaΘgmail·com):
Nova versão do Google Chrome permite converter voz em texto
O browser pode ser baixado aqui."
PlayStation Network volta na semana que vem
Empresa israelense lança celular para judeus ultraortodoxos
55% dizem que banda larga móvel é cara, diz pesquisa
No Brasil, o serviço conta com 8 milhões de usuários e um dos problemas apontados para a expansão do setor é o preço da conexão --considerado elevado por 55% dos entrevistados.
Outro entrave que ainda coloca o país "na infância" da banda larga móvel é a qualidade. Para 75%, a velocidade de acesso e navegação é lenta e 68% dizem que a conexão é instável.
Leia mais (28/04/2011 - 06h30)"
Regionalização da banda larga vai exigir R$ 7 bi, diz ministro
Segundo Bernardo, o país já conta com uma boa estrutura nacional de fibras, o chamado backbone, composto por estruturas da Petrobras e Eletrobras. Mas a regionalização da conexão demandará fortes investimentos.
A presidente Dilma Rousseff manifestou disposição em negociar com sua equipe econômica o investimento anual de R$ 1 bilhão, somando R$ 4 bilhões ao longo do período previsto para ampliação das redes regionais.
Leia mais (28/04/2011 - 13h01)"
TIM tem 60 vagas para estudantes de TI
Fuga de informação é principal preocupação de TI em empresas da América Latina
SÃO PAULO - A empresa ESET, provedora global de soluções antimalware, anuncia a última edição de seu relatório ESET Security Report para a América Latina
...
Camisetas para geeks e nerds
Enviado por Loja Giganerds (contatoΘgiganerds·com):
Na mão: Chrome OS chega ao INFOlab
Investidores do Facebook buscam saída
Papel grafeno é 10 vezes mais forte que aço
Alcatel-Lucent abre Plataforma OpenPlug
Cinema em 4D promete novas sensações que vão além do 3D
Nokia trabalha em tablet com "perspectiva única", diz site
Panasonic cortará 17 mil empregos nos próximos dois anos
A fabricante de produtos eletrônicos baseada em Osaka apresentou nesta quinta-feira um plano empresarial para dois anos que estabelece que seu quadro de funcionários, atualmente com 366.937 empregados, ficará com 350 mil pessoas antes de março de 2013.
Em 1º de abril, a Panasonic completou a absorção da Sanyo, que no final de dezembro de 2009 havia sido transformada em sua filial, e também a da Panasonic Electric.
Leia mais (28/04/2011 - 11h27)"
Serpro discute transparência eletrônica
Download do Ubuntu 11.04
Está lançada oficialmente e disponível a nova versão da popular distribuição Ubuntu. O link para download é o habitual.
Veja abaixo detalhes e link para descrição em português, ilustrada, publicada no Hardware.com.br.
Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘhardware·com·br):
Leia a notícia completa, com telas, em: http://www.hardware.com.br/noticias/2011-04/ubuntu-natty-final.html” [referência: hardware.com.br]
LG lança smartphone Optimus Big
Asus traz três novas GPUs ao Brasil
Smartphones com Android são os mais desejados nos EUA
De acordo com uma recente pesquisa da Nielsen, 31% dos consumidores americanos que planejam comprar um novo smartphone estão pensando na plataforma Android como primeira escolha. Esta é a primeira vez que o Android desponta o iPhone como smartphone mais desejado pelos os EUA.
Entre as recentes aquisições por consumidores (nos últimos seis meses), o Android também leva a melhor, alcançando 50% dos consumidores. Já a Apple e a RIM se dividem em 25% e 15% respectivamente.
"Em março de 2011, 37%o dos consumidores disseram possuir um smartphone com sistema operacional Android. O iOS, da Apple, foi contabilizado por 27% dos consumidores, ultrapassando a Blackberry, que agora conta com apenas 22% do mercado", menciona o relatório.
-
Dicas para ter um bom Home Office
Cada vez mais as empresas estão adotando a flexibilidade de permitir que suas equipes trabalhem de casa em regime de home-office, tenho recebido diversos e-mails sobre esse assunto, mas temos que considerar alguns aspectos antes de decidir se é uma opção para você.
Eu acho que sempre é uma grande opção a ser considerada, ainda mais com esses problemas de transito que o Brasil enfrenta (claro que por pura falta de visão de nossos incompetentes governantes) e com as facilidades que a tecnologia atual fornece, se sua empresa oferecer a oportunidade, vale pensar com carinho.
Agora é óbvio que home-office não funciona para todas as pessoas. Tem gente que não se acostuma a trabalhar em casa de jeito nenhum, simplesmente não vai rolar. Dá preguiça, mistura trabalho com pessoal, fica sem horários estabelecidos, não tem um ambiente adequado ou sente falta de ter pessoas do lado para olhar e conversar, entre outros diversos motivos.
Se você está pensando em fazer ou não home-office, minha sugestão é experimentar. Faça um test-drive de uns 15 dias e veja se você consegue se adaptar. Veja algumas dicas para tornar sua experiência com home-office mais produtiva:
1 – Separe um ambiente para seu escritório
Se você tiver um quarto isolado para seu escritório é a melhor opção, se não tiver, faça um canto da casa um ambiente profissional. Com uma mesa adequada, uma cadeira ergométrica bacana (acho que aqui vale o investimento), excelente iluminação e de preferência longe de distrações visuais ou olfativas (colocar a mesa na cozinha não vai dar, não é?)
Acho esse o maior desafio de todos! Tem gente que acha que vai começar a trabalhar a hora que acordar e terminar na hora que der sono. Se você fizer isso, vai estafar, acabar com o casamento ou virar um workaholic dos piores.
Precisa ter horário de começo e término! Precisa ter horário de almoço. Precisa ter horário de cafezinho e limite para hora extra. Tem de ser horário fixo, para criar uma rotina séria, depois que estiver funcionando ai você flexibiliza.
3 – Vista-se adequadamente
Parece besteira, mas é uma coisa que faz a diferença no home Office. Se você acordar e ficar de pijama trabalhando, ligando para cliente, etc é meio estranho não acha? Tipo ir para a balada de terno e gravata ou ir para a academia de calça jeans. Se vista como se fosse trabalhar, ajuda a pontuar a transição de “home” para “Office”.
Se você tem filhos pequenos precisa ter alguém para te ajudar, não dá para trabalhar e cuidar das crianças, por mais que você explique, vai ser difícil seu filho entender, que quando ele tiver dúvida na lição e você estiver na sala ao lado ele não vai poder te perguntar.
Com filhos maiores é possível de definir esses limites, mas não deixe de conversar com a família que a casa é seu local de trabalho, definir algumas boas regras de convivência são interessantes. Afinal, seu cliente não vai entender seus filhos brigando, seu cachorro latindo e a emprega berrando tentando controlar tudo isso.
5 – Invista em tecnologia
A maioria das empresas fornece um notebook para esse trabalho em casa e provavelmente uma conexão com Internet. Caso esse não seja seu caso, é legal considerar a compra de um computador exclusivo para seu trabalho. Além de funcionar como backup, é mais seguro e evita misturar o computador da casa com coisas de trabalho.
Vale também investir em equipamentos como uma impressora multi-funcional, uma Internet de 10Mbits (que hoje em dia tem um custo altamente aceitável), headsets, e um bom telefone voip para ligações.
Consumada a venda da Novell para a Attachmate
Enviado por Cavaleiro Mascarado:
Como parte da aquisição da Attachmate, a Novell está vendendo 882 patentes a um grupo chamado CTPN Holdings por US $ 450 milhões. CTPN é um grupo que inclui Microsoft, Apple e EMC. A venda das patentes foi contestada pelos defensores do código aberto, bem como autoridades na Europa. O temor era de que as patentes de código aberto da Novell poderiam ser usadas para atacar os fornecedores de código aberto. Veja o anúncio oficial da Attachmate” [referência: itmanagement.earthweb.com]
Redes sociais têm pouco impacto nas vendas online, aponta estudo
Qwiki, a Wikipedia que fala
Mais rápido e leve, Samsung apresenta o novo Galaxy S II
Redes Wireless em SP. Um parque de diversões para quem sabe brincar.
É comum encontrarmos hotspots (antenas WiFi) disponíveis em bares, restaurantes e shoppings pela grande SP. Virou moda a oferta de conexões WiFi pelos estabelecimentos comerciais. Temos até nos aeroportos, mas por um preço bem salgado.
Acontece que a grande maioria das antenas wireless estão configuradas com pouco ou com nenhum segurança. O protocolo de criptografia mais utilizado é o WEP, o mais inseguro de todos. Basta um notebook , um Back|Track da vida, alguns tutoriais, tanto em vídeo quanto em texto, 10 minutos e pronto, a senha daquele rede WiFi será quebrada.
E não é por falta de aviso, mas sim por preguiça ou descaso. As pessoas não acreditam que haja gente com laptops por aí, louca para roubar o acesso e os dados daqueles que estejam conectados em uma rede desprotegida.
Vá na Av. Paulista, no Shopping Ibirapuera ou na Berrini. Vocês encontrarão milhares de redes WiFi, boa parte delas utilizando WEP ou sem senha alguma. Há casos de instituições financeiras ou empresas de TI que não estão nem aí, deixam tudo aberto e não é HoneyPot. Eu já encontrei cada coisa.
A facilidade com que você quebra a segurança de uma rede WiFi, que utiliza WEP como criptografia, aumentou em muito nesses últimos anos devido a quantidade de ferramentas automáticos para a exploração de vulnerabilidades, como também a quantidade de tutoriais disponíveis em diversas línguas e até mesmo em vídeo.
Conseguir rodar uma série de exploits ou explorar algumas vulnerabilidades no mesmo segmento de rede graças a invasão bem sucedida em uma rede WiFi é o desejo de todo Cracker e em SP isso é possível, facilmente.
Há também um dado alarmante. A quantidade de delegacias e órgãos governamentais com redes inseguras aumentou bastante devido a informatização de seus departamentos. Não houve um preparo ou treinamento do pessoal de TI destes órgãos . Há relatos que a Receita Federal teve a sua rede invadida via WiFi onde centenas ou milhares de dados de contribuintes foram roubados em poucas horas, tudo porque o analista de redes deixou a senha 12345678 configurado na rede da receita que se chamava: WIFI – Receita Federal.
Não são necessários horas ou dias de treinamento para melhorar a segurança de uma rede WiFi. Simplesmente a pessoa que está configurando o hotspot deverá seguir as melhores práticas de segurança que estão disponíveis no clube do hardware, por exemplo.
Uma outra questão importante que deve ser citada é que muitas empresas possuem redes wireless montadas clandestinamente, sem autorização do time ou da área de segurança, por alguns funcionários ou consultorias para facilitar o trabalho e a mobilidade, e aí meus amigos que mora o perigo. A detecção destas redes não é muito fácil. Os caras sabem esconder as cagadas, mas esquecem de assegurá-la.
Parque temático no Japão terá tela de 5 dimensões
Youpix, maior festival de cultura de internet, discute tendências no Parque do Ibirapuera, em SP
SÃO PAULO - Calcula-se que, a cada minuto, 78 milhões de brasileiros conectados à internet, despejam informações, desejos e preferências na rede
...
Laptop Origin EON17-S é destruidor para games e para a sua grana
Alguns gamers dedicados à jogatina no PC estão entre os que menos se seguram na hora de investir no seu hobby. Para eles, saiu este monstruoso notebook da Origin, o EON17-S. Na configuração mais modesta, com um Core i7-2920XM Quad-Core de 2.5GHz com overclock para 4.5GHz, ele custa US$ 3.000 nos EUA.
Mas quem vai querer um desses para manter na configuração mínima oferecida? Se é pra gastar, que se gaste com estilo, aumentando a sua configuração para 32GB de RAM, dois SSDs de 480GB e uma nVidia GeForce GTX 485M de 2GB. Nesse caso, o preço passa dos dez mil Obamas.
Se você for do tipo que quer um desses agora e já está puxando o cartão de crédito, encomende o seu aqui – e mande o seu endereço pra gente, porque a gente quer jogar na sua casa. [Origin]"
Palavras de Steve: por que o iPhone 4 branco demorou taaaanto tempo
Steve Jobs e Phil Schiller deram uma entrevista exclusiva para Ina Fried explicando por que o iPhone 4 branco demorou tanto tempo para nascer:
Não é tão simples fazer algo branco. Há muito mais por trás tanto e ciência de materiais, como ele ficará com o passar do tempo… mas também era preciso saber como ele funcionaria com os sensores.
Depois, Fried parafraseia Schiller dizendo que “descobrimos que existiam várias interações inesperadas entre a cor do aparelho e vários componentes internos. Para completar, assim como pessoas de pele clara, os iPhones brancos precisam de um pouco mais de proteção aos raios ultravioleta do sol.”
No resumo, o iPhone 4 é um maldito ruivo. [All Things D]