sexta-feira, 13 de maio de 2016

Dose de Opinião 2016#1

Foi apresentado esta semana uma nova tecnologia que visa facilitar a vida dos ciclistas, mas por enquanto só os que circularem pela Dinamarca. Trata-se de um chip que o ciclista instala em sua bike, e quando os dois (ou mais, por que não?) estiverem se aproximando de um semáforo, a uma distância de 100 metros, o chip enviará um sinal de que o ciclista e sua amiga magrela estão se aproximando, e assim o semáforo priorizará a passagem deles em detrimento aos carros.
 



bike5
Imagem: internet




O mais interessante aqui não está na qualidade de vida, na pressa do ciclista, mas em como a tecnologia pode mudar os hábitos das pessoas, das cidades e do mundo inteiro.

Quanto mais se implanta tecnologia nas cidades, por exemplo, mais fácil ficamos de resolver os problemas delas. Sistemas de monitoramento tem sido implantados em diversos grandes centros, o que inibem algumas ações de bandidos, que acabam migrando para a periferia. E de lá mesmo, ou de qualquer lugar, hoje em dia as câmeras de segurança dos comércios e casa são aliados muito especiais da polícia na elucidação de crimes envolvidos de mistérios.


Imagem: internet



Hoje mesmo, em Goiânia, foram apresentados uns caras muito espertos que saíam de Anápolis, segundo informações das autoridades policiais, e "atiravam" em pessoas e comércios com bolas de gude e estilingue, e foram identificados exatamente através de imagens de câmeras de segurança.

E se pensamos que só as cidades prosperam com a tecnologia, esta semana foram apresentados novos drones capazes de mapear e vigiar as fazendas voando por horas sem a necessidade de recarga de bateria, uns até se alimentando de energia solar. Com os equipamentos, equipados com câmeras de alta qualidade, e com softwares específicos, fica mais fácil cuidar de grandes áreas sem tanto esforço assim.

 
Imagem: internet




Aliás, o esforço fica pros usuários das novidades que saem sem parar. Temos quase a obrigação de aprendermos tudo o que "cai" no mercado. E olhem que a realidade virtual está quase chegando ao nosso dia a dia, o que pode nos isolar ainda mais uns dos outros. Ah, tem robô pra "limpar" o estômago de quem ingeriu baterias, tem relógio que aciona o serviço de emergência quando detecta anormalidades na frequência cardíaca do usuário... Enfim, tem tecnologia pra todos os lados, tem coisas criadas pra facilitar nossas vidas e outras para torná-la mais complicada. Mas falaremos disso mais adiante.



Até!