terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Olá, Firefox 10: nova versão mantém suas extensões funcionando

Olá, Firefox 10: nova versão mantém suas extensões funcionando:

O Firefox adotou um ciclo rápido de atualizações, assim como o Chrome, por isso em nove meses ele já passou da versão 4 para a 10 final. E o que traz essa nova versão? Duas novidades para resolver o problema de muitas versões em pouco tempo.

Uma das reclamações era que, atualizando a versão do Firefox, várias extensões paravam de funcionar. Bem, se o add-on era compatível com o Firefox 4, a Mozilla já o marcava como compatível para as versões seguintes – só que isso valia apenas para a Galeria de Extensões da Mozilla. Se você baixasse a extensão em outro lugar – caso de 75% dos add-ons, segundo a Mozilla – você teria problemas quando atualizasse o Firefox. Não mais: o Firefox 10 ativa qualquer extensão compatível com FF4 ou superior.

Outra reclamação: as empresas não queriam atualizar o Firefox de seis em seis semanas – esse ciclo de lançamentos do navegador é muito frequente. Assim, o Firefox 10 é a primeira Versão com Suporte Estendido (ESR), e será atualizada nas empresas a cada 42 semanas (cerca de 10 meses). Ou seja, o próximo Firefox ESR será a versão 17.

Outras novidades incluem o botão Avançar aparencendo só depois que você clica no botão Voltar (faz sentido!), suporte a API para webapps em tela cheia e anti-aliasing para WebGL. Para baixar o Firefox 10 final, use os links a seguir ou vá em Menu > Ajuda > Sobre o Firefox para atualizá-lo. Atualizações automáticas, como no Chrome, devem chegar no Firefox 13. [Firefox 10: Windows | Mac | Linux via Computerworld]

Imagem por Softpedia

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Microsoft começa testes técnicos do Office 15

Microsoft começa testes técnicos do Office 15: A Microsoft divulgou nesta segunda-feira (30/12), em seu blog, que o Technical Preview do seu novo Office 15 foi lançado. Alguns clientes escolhidos pela empresa assinaram um termo de confidencialidade e já têm acesso ao novo produto. Esse grupo testará as primeiras versões e dará retornos à empresa para que a versão final chegue ao mercado sem bugs ou falhas.Segundo PJ Hough, vice-presidente corp...

Os ultrabooks estão engordando

Os ultrabooks estão engordando: A Intel originalmente apresentou os ultrabooks como uma classe de notebooks ultrafinos, capazes de concorrer com o Macbook Air, oferecendo ainda uma boa autonomia de baterias e um bom desempenho, com o uso de SSDs sendo fortemente estimulado. Embora caros, os ultrabooks seriam a nata em matéria d...

Google Earth 6.2 melhora qualidade das fotos em grandes altitudes

Google Earth 6.2 melhora qualidade das fotos em grandes altitudes: O Google Earth 6.2 foi lançado na semana passada. Ele traz uma mudança radical na apresentação da Terra: agora a visualização está mais uniforme quando vista de grandes altitudes.
O Earth usa diversas fotos aéreas e de satélites combinadas lado a lado para preencher toda a superfície do globo vir...

Aparelhos eletrônicos: programados para "estragar"

Aparelhos eletrônicos: programados para "estragar": Você já deve ter ouvido falar na obsolescência programada, uma estratégia de mercado que surgiu na década de 1920, após a crise de 1929. Este fenômeno industrial e mercadológico fazia com que as empresas desenvolvessem produtos com uma vida útil mais curta apenas para garantir o consumo constante de novos itens, aquecendo, assim, a economia, que vivia maus momentos.
O criador dessa "galinha dos ov...

Apple amplia garantia mundial do iPhone para o Brasil

Apple amplia garantia mundial do iPhone para o Brasil:

Ao começar a vender seus três últimos modelos de iPhone pela loja online no Brasil a Apple mudou um importante item sobre a garantia do aparelho. No lugar de recorrer às operadoras, clientes brasileiros que comprassem o celular teriam que entrar em contato com a própria Apple para acionar a garantia. Isso acabou levantando uma questão: os iPhones comprados no exterior estariam finalmente cobertos também? A resposta para essa pergunta parece ser “sim”.

Quem afirma é o Blog do iPhone, que relata uma experiência do seu leitor Carlos Schmitt. Ele comprou um iPhone 4 na Alemanha há nove meses e o aparelho veio com um problema no áudio, algo que estaria coberto na garantia internacional de 1 ano que a Apple dá.

No entanto, segundo Carlos, ao tentar contato com a Apple no Brasil para acionar a garantia, ele recebeu a resposta de que a empresa não oferece suporte à garantia mundial do aparelho no Brasil, mas curiosamente a Itautec sim. Carlos então contactou a Itautec e foi instruído pela empresa a enviar o aparelho defeituoso. Em menos de duas semanas, recebeu outro, sem ser cobrado por isso, como mostra a imagem acima.

Como também nota o Blog do iPhone, a Apple cita a Itautec na sua página de suporte, listando a empresa como parceira para assistência do iPhone no caso de aparelhos fora da garantia, mas não diz nada sobre a garantia mundial do aparelho ser válida no país.

O TB entrou em contato com as assessorias de imprensa da Apple Brasil e da Itautec para confirmar as informações, mas até o momento de publicação desse post não tivemos resposta.

Apple amplia garantia mundial do iPhone para o Brasil



Hackers tiram site do Itaú do ar e prometem atacar bancos

Hackers tiram site do Itaú do ar e prometem atacar bancos: Hackers brasileiros do grupo Anonymous tiraram o site do banco Itaú do ar na manhã desta segunda-feira. A Folha constatou que a página do banco ficou indisponível entre as 10h05 e as 10h11 da manhã, após realizar diversas tentativas de acesso neste período. As tentativas foram feitas em três redes diferentes. Entre as 10h11 e as 10h20, o site passou a funcionar, mas com lentidão.
Leia mais (30/01/2012 - 13h44)

Napster está de volta à ativa

Napster está de volta à ativa:



O primeiro programa de compartilhamento de arquivos, o Napster, está de volta. O nome é o mesmo, mas o formato não. Desde 2003, o serviço se redefiniu como sendo uma loja de downloads legais. A Rhapsody comprou o Napster no final do ano de 2011, mas a empresa ainda precisava comprar as versões do Reino [...]

Gigantes do webmail se unem para acabar com golpes de phishing

Gigantes do webmail se unem para acabar com golpes de phishing:


Cooperação é algo raro no mundo competitivo da tecnologia, mas alguns dos maiores provedores de e-mail do mundo estão se unindo para reduzir a incidência de golpes de phishing – quando algum larápio virtual finge ser uma pessoa ou empresa para roubar seus dados pessoais.

O Wall Street Journal informa que Yahoo, Facebook, Google, Microsoft, AOL e muitos outros estão apoiando o DMARC (Autenticação, Relato e Conformidade de Mensagens Baseados em Domínio). Basicamente, é uma nova especificação técnica criada para reduzir e-mails falsos e ajudar quem manda e recebe e-mails a compartilhar informações, para garantir que e-mails sejam legítimos.

Sim, parece algo meio chato. Mas se der certo, isto significa que: (a) teremos muito menos lixo em nossas caixas de entrada para nos preocuparmos em filtrar e (b) menos pessoas vão sofrer com roubo de informações pessoais.

Isso se der certo. É que o sistema DMARC não depende só dos provedores de e-mail: ele precisa do apoio de empresas como bancos e operadoras de cartão de crédito. O Bank of America e o PayPal vão participar, mas veremos como outras empresas-chave respondem ao novo sistema. Espero que funcione. [DMARC via Wall Street Journal]

Imagem por Widjaya Ivan/Flickr

Semana dedicada ao IPv6 mostra o futuro da internet

Semana dedicada ao IPv6 mostra o futuro da internet: A Campus Party foi escolhida pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI) como o local ideal para o teste do IPv6 uma nova tecnologia de protocolo que garantirá um maior número de IPs disponíveis para a humanidade durante muitos anos à frente.

Conheça a tecnologia que torna as TVs do futuro tão belas

Conheça a tecnologia que torna as TVs do futuro tão belas:

A CES deste ano foi enorme e repleta de coisas de encher os olhos — a beleza de ficção científica que sempre imaginamos e desejamos. Hoje vamos dar uma olhada no futuro das telas. OLED? 8k? Tela de Cristal? O que tudo isso significa? Explicaremos todas as novidades. Vale a pena lembrar que muitas das super ultra HDTVs estavam apenas em forma de protótipo quando as vimos. Nós podemos não saber todos os detalhes relevantes (preço? Que preço?) em coisas que ainda vão demorar para chegar ao mercado, mas isso não nos impede de ficar babando nas novas e fantásticas tecnologia das TVs. Então feche seus olhos, abra o seu coração e deixe que os pixels fluam por sua alma.

OLED

De todas as novas tecnologias, a que você provavelmente já ouviu falar mais foi a OLED. E por um bom motivo: você pode ser capaz de comprar uma este ano. Isso e o fato que elas são absolutamente lindas. Eu realmente parei e fiquei boquiaberto sempre que as vi na CES. E não fui o único, já que uma OLED abocanhou o nosso prêmio de melhor TV da CES.

Mas o que torna uma OLED tão boa? Ela cria sua própria luz. OLED significa Diodo Orgânico Emissor de Luz – e é a parte do orgânico que faz toda a diferença. Diferente de uma tela LCD, que requer uma fonte de luz para que você possa ver o que está acontecendo na tela, uma TV OLED usa uma camada de materiais orgânicos que acendem por sua própria conta quando aplica-se eletricidade – sem necessidade de uma fonte externa. Pense nela como um vagalume, ou um desses assustadores peixes brilhantes que vivem nas profundezas do oceano. Mas está na sua TV! Falando mais tecnicamente, é o mesmo princípio que faz com que o seu relógio digital ou rádio relógio acender.

Então o que acontece quando cada pequeno pixel na sua TV cria sua própria luz? Cores super vívidas e precisas que não ficam lavadas ou escurecidas pela retroiluminação. Pretos super profundos – novamente, a falta de retroiluminação significa escuridão de verdade. O ângulo de visão também deixa de ser um problema, assim como a espessura, os painéis de OLED são mais finos que uma caneta.

O ponto negativo, como você deve ter imaginado, é o custo. Como qualquer tenologia nova e maravilhosa, ela não vai chegar sem detonar com a sua conta bancária. Samsung e LG, as duas fabricantes que investiram mais em OLED até agora, não deram um pio sobre quanto as suas respectivas TVs de 55” irão custar esse ano. O que significa que serão bem caras. Hoje, as TVs top de linha de LCD com LED da Samsung saem na casa dos R$ 10.000. Espere um aumento significativo sobre isso.

Tela de Cristal da Sony

Sony, querendo ser diferente como sempre, não apareceu com um modelo OLED este ano. Ao invés disso, ela mostrou sua própria invenção bacana: Tela de Cristal. Parece chique! Mas do que se trata?

A TV LCD na sua sala de estar funciona ao criar pixels de transistores individuais, e todas os pixels juntos são acendidos por um arranjo de luzes traseiras. A TV é iluminada como uma lanterna – sem a retroiluminação, os pixels são escuros. Uma TV LCD decente dos dias atuais usa uma retroiluminação em LED sem cor para iluminar a tela por trás. Está acompanhando? Muito bem.

Mas não existem LEDs coloridos também? Minha árvore de natal diz que sim! Então o que a Sony fez foi parar de separar completamente pixels e luzes. A empresa estalou os dedos e proclamou, Danem-se os pixels acesos por LEDs – vamos usar LEDs como pixels. Isso significa que cada pequeno ponto vermelho, verde e azul em uma Tela de Cristal é na verdade um pequeno LED – uma tela inteira feita das luzes usadas para a retroiluminação, se quiser pensar dessa maneira. Seis milhões delas. Pense na Tela de Cristal como um Lite-Brite gigante e lindo.

Com cada pixel criando sua própria luz – bem como uma tela OLED – você ganha muitos dos mesmos benefícios mencionados acima. As cores são significativamente mais vivas e nítidas, o contraste de cor e os níveis de preto são excelentes, e o ângulo de visão é tão bom quanto você já desejou que ele fosse (a menos que você queira assistir TV por trás da tela).

A Tela de Cristal tem seus pontos negativos também; o maior é que ela ainda é experimental nesse momento. Sem entrar no papo sobre OLED, é sensato assumir que a Sony irá escolher a Tela de Cristal como sua tecnologia de próxima geração para TVs, mas eles não falaram nada sobre quando poderemos encontrar essa tecnologia nas lojas e quanto irá custar. Algo pelo próximo ano é uma expectativa realista, se a Sony quiser evitar que os early adopters escolham a OLED. De qualquer maneira, isso será apenas para ricos por algum tempo. Foi mal. Hora de fazer amizade com pessoas ricas!

4k

4k soa legal, né? 4k. E com sorte, ela também significa algo legal. Mas diferente da OLED e Cristal, 4k não é uma nova tecnologia para telas. É um novo formato HD – maior e melhor.

Quão maior? 4k leva esse nome ao arredondar uma resolução (normalmente de) 3840 x 2160 para 4000. Grosseiramente falando, isso é o equivalente a quatro TVs 1080p agrupadas. E isso é…muito HD.

Agora, por que isso importa? No momento, não importa muito. Não há nada para assistir na resolução de 4k, e os benefícios nesse momento só são realmente notáveis quando se trata de distância recomendada. Basicamente, se você estiver mais perto da sua TV 4k assistindo a um filme em 4k (no ano de 4k?) você não irá notar tanto os pixels individuais. Imagem mais nítida e suave.

Isso é uma mudança significativa, até mais do que uma tela OLED ou Cristal. Uma mudança de 1080p para 4k significa que todos os canais de TV, vídeo games e filmes precisam mudar também. Nada no mercado atual pode tirar vantagem do 4K – nenhum disco pode ficar bonito em uma tela tão grande. Mas lembre-se que isso foi exatamente o que aconteceu durante a mudança da definição padrão para HD, e entre 720p e 1080p. É uma mudança que requer tempo e dinheiro, mas é inevitável. Os dias do 1080p estão contados.

8k

A mesma coisa que dissemos para o 4k, mas multiplicado. Contemple uma tela 7680 x 4320 – isso são 33 milhões de pixels ou 16 TVs 1080p juntas. Isso são PIXELS PRA CARAMBA. Mas é mais do que apenas os malditos pixels – uma imagem 8k cria um a mudança visual pequena que faz toda a diferença, apresentando uma imagem resplandecente e nítida e mais incrivelmente realista do que qualquer coisa que você já tenha visto antes. Esses 33 milhões de pixels criam uma imagem mais realista do que qualquer tela 3D já fez até agora. E a distância recomendada? Hahah! Sente praticamente encostando o nariz na tela e você ainda verá detalhes.

Mas lembra daquele lance da multiplicação? Isso vale para o tempo que irá demorar para chegar ao mercado e para o preço também. Ela deve estar tão longe de 4k quanto a 4k está de nós agora. Estamos falando aqui de pelo menos uma década, talvez mais.

Mas a coisa mais importante sobre as coisas de ficção científica aqui? Elas são reais e estão chegando. É fácil de ser eleita a imagem digital mais bela já criada para a sua vida pessoal. E isso com certeza vale a espera.


Asus deverá lançar notebook com Kinect embutido

Asus deverá lançar notebook com Kinect embutido:

dori_min_30.01.12

Se para boa parte dos jogadores hardcore o Kinect ainda deve um grande jogo, no PC o acessório parece bastante promissor, facilitando a realização de algumas tarefas e em um dispositivo portátil o sensor de movimentos poderia ser ainda mais útil. Pensando nisso a Microsoft estaria fazendo o possível para que alguns aparelhos que utilizem o Windows 8 possam aproveitar o Kinect e claro, uma das melhores opções seriam os notebooks.

Como a gigante de Redmond não estaria disposta a lançar seus próprios computadores portáteis, uma opção seria licenciar a tecnologia para fabricantes de hardware e uma que já estaria realizando alguns testes é a Asus, que inclusive já possui o protótipo de um notebook trazendo diversos sensores na parte em cima da tela, onde normalmente estão localizadas as câmeras dessas máquinas.

Caso seja confirmado o rumor, o objetivo seria permitir que os usuários interagissem com a interface Metro apenas com movimentos e comandos de voz, mas os jogos para a plataforma também poderia aproveitar a novidade.

Com a possibilidade da tecnologia proposta pelo Kinect passar a ser embutida em vários aparelhos, como as televisões por exemplo, talvez o sensor de movimentos acabe mostrando-se neles muito melhor do que nos jogos, mas mesmo que isso aconteça, não podemos dizer que ele foi um fracasso, já que continuará dando lucro aos seus criadores.

[vai The Daily]

Symantec afirma que 5 milhões de Androids podem estar infectados com malwares

Symantec afirma que 5 milhões de Androids podem estar infectados com malwares: A Symantec divulgou um relatório com a informação de que um novo malware conhecido como "Android.Counterclank" pode já ter infectado milhões de smartphones baseados na plataforma Android. O Android.Counterclank é um pequena modificação de outro malware antes conhecido como Android.Tonclank, um cavalo de tróia capaz de roubar informações do celular do usuário.

Blog: Segurança

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Cabo USB especial exibe com LEDs a velocidade de recarga do seu smartphone (vídeo)

Cabo USB especial exibe com LEDs a velocidade de recarga do seu smartphone (vídeo):

O Universal USB Charge and Sync Cable da Dexim é um pouco diferente daquele cabo USB que veio junto com seu smartphone. Ele não só carrega a bateria do seu amigo como também exibe o fluxo de corrente elétrica fluindo pelos fios através de LEDs. O resultado é super bacana! Veja mais informações e um Continue lendo...

Brasil escapa de projeto que vigia a internet

Brasil escapa de projeto que vigia a internet:



De nada terão adiantado todos os protestos feitos para interromper as discussões em torno de projetos como Sopa e Pipa se um outro, chamado Acta, vingar. O Anti-Counterfeiting Trade Agreement também luta contra a pirataria, mas é mais duro em relação aos outros e, além disso, é internacional. Um dos pontos mais polêmicos da proposta [...]

Problemas com compras online? Buscapé oferece serviço gratuito de garantia e reembolso

Problemas com compras online? Buscapé oferece serviço gratuito de garantia e reembolso:

No Brasil, são poucos os sites que vendem produtos de outras lojas. E os que existem – como MercadoLivre e Rakuten – não oferecem garantia para vendas de terceiros: se você tiver algum problema, tem que se virar com o vendedor. Não precisa ser assim: a Amazon, por exemplo, garante toda venda que faz sem cobrar por isso. E o novo Buscapé Protege faz algo semelhante, e também de graça.

Com o Buscapé Protege, se a loja demorar para enviar o produto, enviá-lo com defeito ou diferente do solicitado, o Buscapé resolve o problema direto com a loja e, se não der certo, lhe garante o reembolso. É o mesmo que faz a garantia A-to-z da Amazon.

Para usar o Buscapé Protege, primeiro você precisa entrar em contato com a loja – se não adiantar, aí você usa o serviço. Os prazos são longos: o Buscapé tem até 90 dias para resolver o problema com a loja. Se não resolver, eles pedem mais 30 dias para depositar seu reembolso via Pagamento Digital. Eles reembolsam valores em até R$500: se sua compra ultrapassar este valor, você recebe só R$500. Sim, há limitações, mas este é um serviço gratuito – e pode ser mais conveniente que, por exemplo, ir ao Procon.

O Buscapé Protege requer ativação. São três passos: cadastre-se (ou faça login) no Buscapé e aceite os termos do Buscapé Protege; faça sua compra em uma das lojas protegidas do Buscapé; e, por fim, avalie a compra via e-Bit (isso é obrigatório). Você então recebe um e-mail confirmando que a compra está protegida. (A garantia A-to-z da Amazon, por sua vez, vale automaticamente para toda compra na Amazon, e também vale para o Brasil.)

Assim como a garantia A-to-z, o Buscapé Protege não é um seguro para compra, nem é garantia estendida, então você não paga por ele. Inclusive, você nem precisa fornecer dados de pagamento: você faz sua compra direto na loja virtual que escolher. O Buscapé só faz o intermédio entre você e a loja se houver algum problema no produto ou na entrega.

O Buscapé Protege já está ativo para várias lojas grandes – Ponto Frio, Extra, FastShop, Saraiva – além de algumas lojas menos conhecidas. Parece ser uma boa novidade para deixar as compras online mais confiáveis – e, ei, não custa nada. Saiba mais: [Buscapé Protege]

V Encontro de Software Livre do Amazonas

V Encontro de Software Livre do Amazonas:

Enviado por Carlos Lucoli (carloslucoliΘgmail·com):


“O ESLAM – Encontro de Software Livre do Amazonas é um evento que foi criado com o intuito de abrir ao Amazonas mais uma opção de inclusão digital e social que usa como proposta para tal finalidade o Software Livre.

Esse encontro que reúne palestrantes do Brasil e internacionais e que serve de ponto de encontro para os profissionais de informática, donos de empresas, curiosos e demais afins, esta a caminho de sua 5ª edição com o TEMA: Software Livre, propostas reais para o cenário atual.


A definição deste tema traz ao evento o objetivo de realização de um evento focado em Software Livre que permita aos participantes terem acesso a soluções aplicáveis ao dia a dia de suas empresas sem a necessidade de grandes investimentos.


Um evento voltado totalmente para o cenário atual das empresas e suas necessidades latentes sem deixar de lado as novas tendências do mercado.


O 5º ESLAM traz palestras, oficinas, fóruns e laboratórios nas áreas de administração de redes, desenvolvimento, virtualização, clusterização, dispositivos móveis e filosofia livre, na tentativa de atingir uma maior variedade de opiniões e sabores da comunidade de Software Livre do Amazonas e norte-nordeste.” [referência: eslam.comunidadesol.org]

Crie seu próprio e-commerce (com uma ajudinha do Magazine Luiza)

Crie seu próprio e-commerce (com uma ajudinha do Magazine Luiza):

O Magazine Luiza lançou essa semana uma ideia bacana de venda de produtos que deve agradar quem gosta de tirar uns caraminguás usando a internet. Chamado Magazine Você, a proposta é permitir que você tenha sua loja de e-commerce baseada nos produtos do Magazine Luiza. É uma loja só sua, personalizada com o que você quiser vender e o melhor: com uma porcentagem das vendas caindo diretamente no seu bolso.

Como o responsável por montar a loja é você, fica a seu cargo quais produtos vão aparecer e em qual ordem. É possível escolher no máximo 60 dos vários produtos disponíveis, com 12 sendo estoque de segurança.

Clique para criar a sua loja no Magazine Você

Quando ela estiver pronta, basta espalhar o endereço dela pelo seu perfil no Facebook ou Orkut, utilizando aplicativos que o Magazine Luiza criou especialmente para esse fim. Já o resto da compra (como pagamento, entrega, garantia etc.) fica por conta deles.

Diferentes categorias de produtos geram diferentes porcentagens, mas elas variam sempre entre 2,5% e 4,5% do valor do produto. Essa comissão, aliás, é paga semanalmente, desde que o valor mínimo de R$ 50,00 seja atingido.

Para se cadastrar é bem simples: basta colocar seu CPF, os dados bancários para receber a comissão e começar a criar a loja. Se você já tiver uma conta no Magazine Luiza, melhor ainda, seus dados já serão puxados de lá mesmo.

Curtiu? Clique aqui e crie sua loja agora mesmo.

Crie seu próprio e-commerce (com uma ajudinha do Magazine Luiza)



Cresce debate sobre aspectos nocivos de viver o tempo todo na internet

Cresce debate sobre aspectos nocivos de viver o tempo todo na internet: Há dois meses, falando a estudantes em Stanford, Mark Zuckerberg desabafou que, se voltasse no tempo para recomeçar o Facebook, ficaria em Boston, longe do Vale do Silício, dos fundos de "venture capital" e da "cultura de curto prazo". Ele tem um problema: a abertura de capital do Facebook se aproxima e a rede social dá sinais de, nos EUA, ter batido no teto.
As visitas cresceram 10% de outubro de 2010 ao mesmo mês de 2011, segundo a comScore, contra 56% de aumento no ano anterior.













SATURAÇÃO SOCIAL
Em livros e artigos, cresce debate sobre os aspectos nocivos de viver o tempo todo na internet
Saturação das redes sociais ainda está longe do Brasil, onde elas continuam a crescer

Leia mais (27/01/2012 - 07h51)

As janelas do futuro

As janelas do futuro:

Quando eu era um miúdo e viajava no carro dos meus avós, olhava pela janela e observava a paisagem e os carros que passavam. Contava quantos carros passavam de cada cor e lembrava-me de palavras que começavam pelas iniciais das matrículas.


General Motors Janelas Interactivas

Quando tiver filhos, estes vão ter algo bem mais divertido para fazer, como jogar nos vidros do carro como se fosse um tablet. É isso que a General Motors propõe e se encontra neste momento a investigar.



A GM propôs um desafio a estudantes do Future Lab na Academy of Art and Design em Israel, que é criar métodos para entreter os passageiros do banco de trás, especialmente crianças. Claro que à primeira vista parece ter vários inconvenientes, a começar pelas dores no pescoço mas a ideia de ter janelas interactivas no automóvel é interessante de facto, vamos ver no que dá.


Algumas das ideias desenvolvidas são:



  • Otto: Um personagem animado que responde ao ambiente exterior, paisagem e tempo de uma forma divertida.

  • Foofu: Uma aplicação de desenho que imita o velho truque de desenhar sobre a janela embaciada.

  • Spindow: Permite espreitar pelas janelas de outros utilizadores em todo o mundo.

  • Pond: Permite aos passageiros partilhar música e mensagens com outros carros em viagem.


Podem ver um vídeo com uma amostra do que poderá estar para vir daqui a uns anos já de seguida.



Mais informação no site oficial da GM aqui.


Google Earth recebe atualização com imagens mais realistas

Google Earth recebe atualização com imagens mais realistas:

Uma desvantagem do Google Earth era que, se você tirasse o zoom o bastante, o terreno começava a parecer uma cena de Minecraft. Bem, não mais! Com a atualização 6.2, o Google Earth parece cada vez mais a Terra vista de cima.

As imagens do Google Earth são compostas por uma amálgama de imagens aéreas e de satélite, tiradas sob várias condições e depois reunidas lado a lado. Isto cria esta imagem “remendada” com pouco zoom. Mas, com a versão 6.2, o Google introduziu um novo algoritmo de suavização que normaliza as diferentes imagens individuais e as transforma em uma só imagem integrada.

A atualização nas imagens vale para o Google Earth em todas as plataformas: na web, no iOS, no Android e, claro, no desktop. Além disso, o Google Earth 6.2 no desktop agora conta com um menu drop-down que permite a você compartilhar suas aventuras virtuais pelo mundo com seus círculos do Google+. [Google Blog via Electronista]

QR Codes: o que são e quem os usa

QR Codes: o que são e quem os usa:



Para quem ainda não sabe o que é um QR Code: as siglas QR significam quick response. Este é um sistema que originalmente foi criado para a catalogação e identificação rápida de peças automóveis nas grandes fábricas. Mais tarde, esta codificação começou a ser usada para adicionar números de telefone às listas de contatos de [...]

Infográfico: uso de celular no Brasil

Infográfico: uso de celular no Brasil:



O Extra divulgou um infográfico que apresenta uma visão geral sobre o uso do celular no Brasil, incluindo informações sobre chamadas por voz, envio de SMS, transmissão de dados e perfil dos usuários. Um mercado já consolidado, mas que, porém não para de crescer, tem sido foco de grandes empresas, que buscam nesse mercado uma [...]

PDF no iPad: PDFpen permite ler, editar e anotar seus documentos

PDF no iPad: PDFpen permite ler, editar e anotar seus documentos:

Ler PDF no iPad é uma tarefa para a qual há diversas soluções disponíveis, mas editar os PDFs, fazer pequenas modificações e anotações nele também são necessidades comuns para as quais há ferramentas à disposição/


Já vimos outras anteriormente (veja os links ao final deste post), mas nesta semana foi anunciada a chegada de um nome forte do ramo e que merece ser considerado: a Smile Software lançou seu consagrado PDFpen também em versão para o iPad.


Nome tradicional no Mac (onde conta também com a versão mais completa PDFpen Pro), o PDFpen tem recursos para uma série de tarefas comuns realizadas em arquivos PDF, desde preencher formulários até assinar (com uma imagem da sua assinatura) documentos, passando por toda uma gama de tarefas de edição, anotação e marcação.




Entre as possibilidades do PDFpen estão a edição direta do texto do documento (não disponível em alguns casos, depende da forma como o PDF foi criado), combinação de documentos, remoção ou redimensionamento de imagens, anotações com símbolos (setas, linhas, formas geométricas) ou mesmo à mão livre (ou digitação pelo teclado do iPad), e mais.


Além disso, o PDFpen já chega ao iPad com suporte a sincronização via iCloud, além da possibilidade de transferir documentos por vários outros meios: WiFi, iTunes, FTP, Dropbox, Evernote, Google Docs e mais.


Ao mesmo tempo, a versão para Mac (que inclui recursos adicionais, como OCR) também foi atualizada, inclusive para trazer o suporte à sincronização pelo iCloud.


O PDFpen para iPad está disponível ao preço de lançamento de US$ 9,99.

iPad completa 2 anos; relembre a trajetória do tablet da Apple

iPad completa 2 anos; relembre a trajetória do tablet da Apple: O iPad veio à tona em 27 de janeiro de 2010, há exatos dois anos, mas sua origem remonta oito anos antes, quando Steve Jobs estava mais preocupado em fazer um smartphone, o iPhone. De acordo com a biografia de Steve Jobs, de Walter Isaacson, a tela de interface multitoque foi desenvolvida em 2002, quando o então CEO desafiou sua equipe a criar algo superior ao tablet com caneta stylus no qual a Microsoft estava trabalhando. Um amigo seu, engenheiro da empresa de Bill Gates, talvez sem saber, ...

Se nem empresas de antivírus sabem se foram hackeadas, nós estamos perdidos

Se nem empresas de antivírus sabem se foram hackeadas, nós estamos perdidos:

A Symantec está se esforçando para lidar com uma brecha de segurança de 2006 que veio à tona recentemente. Só que a empresa mal sabe o que houve quando foi hackeada, e isso não inspira muita confiança.

A Symantec inicialmente disse que, na pior das hipóteses, os hackers roubaram versões de cinco anos atrás de um software voltado para empresas. Desde então, eles sugeriram que usuários corporativos deveriam parar de usar o software deles. Mas agora eles dizem que não têm certeza do que aconteceu. Um porta-voz da Symantec disse à Wired:

“Nós soubemos que houve um incidente em 2006, mas não foi conclusivo na época se de fato houve furto de código.”

Eu com certeza não acho que a Symantec seja um bastião de segurança online. Mas se uma empresa que vende produtos de segurança online não sabe nem como foi hackeada, o que isso significa para a indústria em geral? [Wired]

Foto por mmckeay/Flickr

Carregador USB para Bicicletas – Aproveite suas pedaladas para carregar seus gadgets!

Carregador USB para Bicicletas – Aproveite suas pedaladas para carregar seus gadgets!:

Todo mundo que tem smartphone sabe que o grande problema deles é sua bateria que acaba muuuuito rápido. E o motivo nem é o fato de terem baterias com baixa capacidade, mas sim por que oferecem tantos recursos interessantes que acabamos ficando grudados neles o tempo todo, ou seja, não há bateria que resista tanto Continue lendo...

Pesquisa diz que, em 2016, os Ultrabooks ultrapassarão os tablets

Pesquisa diz que, em 2016, os Ultrabooks ultrapassarão os tablets: Uma pesquisa feita pela empresa inglesa Juniper Research aponta que o mercado dos Ultrabooks deve ultrapassar o dos tablets em 2016.
A Juniper estima que cerca de 180 milhões de Ultrabooks sejam entregues em 2016, principalmente no Ocidente da Europa e América do Norte.
Hoje, já existem no mercado diversos modelos de Ultrabooks. Talvez o mais conhecido seja o MacBook Air, da Apple, que mostra que ...

Celulares de São Paulo passarão a ter nove dígitos

Celulares de São Paulo passarão a ter nove dígitos: Os números de celulares da Região Metropolitana de São Paulo terão, a partir de 29 de julho, nove dígitos, segundo a Agência Nacional de Telecomunicação (ANATEL).Todos os números da área de registro 11 - que inclui a capital paulista e cidades da região metropolitana de São Paulo - terão um dígito 9 acrescido ao começo do número, ou seja: o novo formato será 9xxxx-xxxx.Com a medida, a ANATEL quer ...

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

[Rumor] Produção do iPad 3 no Brasil pode começar em março

[Rumor] Produção do iPad 3 no Brasil pode começar em março:

Já falamos aqui, aqui, aqui e aqui sobre a novela da produção do iPad 3 no Brasil. E parece que agora ela ganhou mais um capítulo. De acordo com o Jornal de Jundiaí, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Jundiaí, Ari Castro Nunes Filho, afirmou que o incentivo fiscal vai beneficiar a produção dos tablets em Jundiaí, prevista para começar em março.


“É o que os investidores estavam esperando”, frisou. Já segundo o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, Célio Guimarães, uma reunião deve ser marcada nos próximos dias para discutir questões trabalhistas e o início da produção dos iPads, tendo em vista a concessão dos incentivos fiscais pelo governo federal.


Como a empresa já produz iPhones desde o final do ano passado, é bem provável que finalmente o iPad 3 ganhe destaque na produção, já que a apresentação do novo (ou novos) modelo de iPad deve ser feita no mês que vem.


Próximo Xbox deve ser seis vezes mais poderoso, afirma site

Próximo Xbox deve ser seis vezes mais poderoso, afirma site:

RIO - A próxima geração do Xbox, console de videogame da Microsoft, terá poder de processamento seis vezes maior que o da atual, publicou nesta quinta-feira o site IGN. O salto de desempenho será possível por causa do processador Radeon HD 6670, da AMD, que virá no aparelho. O chip tem suporte a Directx 11, proporciona resolução Full HD (1080p) e é compatível com imagens 3D.

Como resultado, o Xbox 720 (nome não-oficial) será 20% mais poderoso que o Wii U. O próximo console da rival Nintendo chegará às lojas de Estados Unidos, Europa, Austrália e Japão a tempo do Natal deste ano, informou nesta quinta-feira o presidente da companhia, Satoru Iwata. Já o Xbox deve ser lançado, segundo as fontes do IGN, entre outubro e novembro de 2013. A data foi estimado pelo site a partir do cronograma de produção de sua GPU (Unidade de processamento gráfico), que começará no fim do ano.

Fontes de outro site especializado em games, o Kataku, disseram que, juntamente com o Xbox 720, deve ser lançado o Kinect 2. De acordo com a página, a nova versão do sensor de movimento da Microsoft deve vir com processador on-board, o que incrementará sua capacidade de reconhecer a movimentação dos jogadores.

Outras informações apuradas pelo Kataku dão conta de que a Microsoft planeja reduzir o tamanho dos joysticks e adotar a tecnologia Blu-Ray, no lugar dos DVDs. Com isso, o Xbox se aproximaria do rival Playstation, da Sony, cuja geração atual já reproduz Blu-ray.

Conheça um parque temático 4D inteiramente controlado por Kinect

Conheça um parque temático 4D inteiramente controlado por Kinect: Esqueça aquele conceito onde os parques de diversão se limitam apenas a montanhas russas, carrinhos bate-bate, carrossel e outros brinquedos desse tipo. Um parque temático na Coreia do Sul decidiu inovar e propor uma experiência única aos visitantes, que poderão experimentar as atrações no maior estilo Minority Report. O local é todo feito em um mundo virtual de tecnologia 4D, com a possibilidade ...

Google Maps, agora, apresenta alertas de emergência

Google Maps, agora, apresenta alertas de emergência: O Google adicionou um novo serviço ao seu já conhecido Maps nesta quarta-feira (25/01). Agora, a ferramenta também oferece alertas sobre catástrofes e emergências. A aplicação, chamada de Public Alerts, traz dados de enchentes, tornados, furacões, tempestades de neve e outros tipos de desastres naturais. O usuário só precisa acessar o Google Maps e digitar o local onde quer consultar se há desastr...

Processo judicial da Motorola, aprovado pelo Google, quer barrar iPhone 4S e iCloud nos EUA

Processo judicial da Motorola, aprovado pelo Google, quer barrar iPhone 4S e iCloud nos EUA:

Os dias de Apple e Google sentarem para um cafezinho acabaram faz tempo. Agora elas estão se encarando no campo de guerra, prontas para jogar uma bomba judicial que vai mandar o inimigo para a Idade da Pedra. O novo processo da Motorola – que o Google teve que aprovar – é o mais novo passo em direção à inevitável guerra de titãs.

O processo da Motorola teve que ser aprovado pelo Google porque ele veio depois de a empresa ser comprada por US$12,5 bilhões, para reforçar o portfólio de patentes do Google. O acordo diz que a Motorola não pode abrir nenhum processo de patentes sem a permissão do Google.

São seis as patentes que a Motorola diz serem violadas pelo iPhone 4S – e quatro delas seriam violadas também pelo iCloud. A lista inclui “receptor com antena externa oculta” e “método e instrumento para comunicar dados resumidos”. Há mesmo violação de patentes? É o que será decidido nos próximos meses nos tribunais, mas isso não deve demorar muito: segundo Florian Mueller, do blog FOSS Patents, “[o tribunal d]o Distrito Sul da Flórida age relativamente rápido”. Esta batalha está sendo travada nos EUA, mas Motorola e Apple brigam também na Europa – e a Motorola está ganhando por lá.

Se nos EUA a Motorola quisesse incluir estas acusações ao processo que abriu em 2010 – onde ela processa a Apple por basicamente tudo que envolve um celular – não seria possível: é tarde demais. Mas, como ela poderá usar o trabalho já feito no processo anterior, esta é mais uma continuação da briga já existente do que uma nova picuinha. Mesmo assim, com o aval do Google para isto acontecer, vem a sensação de que as duas empresas – Apple e Google – vão à guerra até a morte com seus advogados. [FOSS Patents]

Compare tamanhos de smartphone sem mesmo ter um smartphone

Compare tamanhos de smartphone sem mesmo ter um smartphone:

Então você quer saber se o Galaxy Note e o HTC Ultimate são mesmo tão grandes como dizem. Quem sabe você queira compará-los ao Galaxy Nexus ou a um Nokia Lumia. Mas você não tem nenhum desses aparelhos à mão. Felizmente, o site Phone-size.com permite comparar todo tipo de smartphone, e você nem precisa ter um.

É só escolher um smartphone na lista e ele aparece na tela. Para reordenar os aparelhos, é só arrastá-los para a posição desejada. Nos controles do topo, você pode informar a resolução da sua tela e a proporção (4:3, 16:9) para o site exibir melhor os aparelhos.

O site Phone-size.com existe há algum tempo, mas permanece digno de nota: além de comparar o tamanho do aparelho, você pode comparar a resolução da tela. Basta clicar em “Toggle Screens” e você verá uma foto de doces – quanto mais doces, maior a resolução. Se você descer a página vai encontrar os números de cada aparelho: dimensões, peso, tamanho da tela, resolução e densidade de pixels (ppi).

O PhoneArena tem há anos outra ferramenta para comparar tamanhos de celular: ela requer Flash e não compara a resolução da tela, mas permite comparar também a espessura de cada aparelho, e não se limita a smartphones. [Phone-Size.com via Daring Fireball]

Review: Samsung Omnia W, o Windows Phone mais barato do mercado

Review: Samsung Omnia W, o Windows Phone mais barato do mercado:

Lançado no país pouco depois do HTC Ultimate, o Omnia W é a primeira aposta da Samsung com o Windows Phone no Brasil. Ele vem com um processador de 1,4 GHz, tela de 3,7 e AMOLED, 8 GB de armazenamento interno e já sai da caixa com a versão 7.5 do sistema.

Aqui no Brasil ele apareceu custando R$ 1,3 mil, caindo para atuais R$ 1,2 mil em certas lojas. Em um país em que os celulares high-end miram em cifras na casa dos R$ 2 mil, como um celular que custa 3/5 desse valor consegue se sobressair dos demais? Ou ele não consegue? Passei duas semanas testando o Omnia W e você confere o que achei logo abaixo.

Design

Na lateral esquerda estão o controle de volume (que também aciona os controles de música caso alguma esteja tocando), na lateral direita estão o botão de ligar/desligar a tela e o da câmera e no topo e na parte de baixo ficam, respectivamente, os encaixes para fones de ouvido e miniUSB. A tela acompanha uma câmera VGA na parte superior e os botões de voltar, Home (o único botão físico na frente) e pesquisar na parte de baixo.

omniaw-rev-1 omniaw-rev-2 omniaw-rev-3 omniaw-rev-4

Como celular em barra, o Omnia W não oferece algo muito diferente do que já estamos acostumados a ver. Ele tem um desenho com laterais curvadas que são de um plástico um pouco escorregadio, o que forçou uma empunhadura mais firme para mim. Na traseira, além da câmera, do alto-falante e do flash, há uma parte metálica na tampa de bateria que deduzi ser para NFC, já que ela se conecta a um pino no aparelho. Mas não há aplicativo que tire proveito dele ainda.

NFC: presente, mas não suportado? | Clique para ampliar

O Omnia W tem uma construção que passa a impressão de ser barata, algo que eu esperava por causa do preço, mas ele se mostrou até bem resistente: mesmo com alguns esbarrões em quinas pontiagudas, não notei arranhões.

Tela e interface

Com 3,7 polegadas de tela AMOLED, o Omnia W não é menos do que excepcional nesse aspecto. Mesmo com o brilho de tela na metade ela se destaca por exibir cores vívidas e uma nitidez respeitável pelo preço que ele custa. Contra o sol ela também se saiu razoavelmente bem, sem ser muito refletiva. E lado a lado com o iPhone 4S, ambos com o brilho de tela no máximo, não há muita diferença.

Comparação de telas | Clique para ampliar

A interface, extraída diretamente do Zune, é algo que pode ser ao mesmo tempo intuitivo e complicado de se navegar. Explico: para quem está acostumado com as interfaces do Android e iOS, há uma certa curva de aprendizado para lidar com a diferença de interface do Windows Phone. Mas para quem nunca usou um smartphone na vida, ela não parece que vai ser complicada assim.

omniaw-rev-ss1 omniaw-rev-ss2 omniaw-rev-ss3 omniaw-rev-ss4

As chamadas tiles, ou blocos (que é como a Microsoft chama aqui no Brasil) aparecem na tela inicial e se alongam até o limite permitido. Os demais aplicativos são acessados por uma seta no canto superior direito ou arrastando-se a tela para a esquerda. Ela pode ser diferente e interessante, mas há um excesso de animações nas live tiles que me incomoda depois de um tempo, principalmente no bloco de contatos.

Mesmo com uma tela um pouco maior do que a do iPhone, achei o teclado um pouco apertado para digitar. A correção automática tratou a maioria dos erros provocados pelo seu tamanho diminuto, felizmente. Senti falta da opção de feedback tátil já que o sonoro não serviu muito para indicar que eu estava digitando algo.

Multimídia e qualidade de chamada

Por ser derivado do Zune o Windows Phone oferece um bom nível de suporte multimídia. O aplicativo responsável por ele é simples e bem fácil de usar, com botões de controle da música disponíveis na home, mesmo com a tela bloqueada, e também quando os controles de volume são acionados.

Por algum motivo nem todas as ID3 Tags dos arquivos de música foram identificadas corretamente. Também não há a opção de exibir letras, algo que a Motorola já corrigiu no RAZR. Fora isso, o player de música é aquilo que você espera: opções de tocar músicas aleatórias, exibir listas e tudo mais. Os fones que vêm com o aparelho decepcionam um pouco na qualidade, mas para fones de celular estão bons o bastante. E o alto-falante traseiro acompanham os fones.

omniaw-rev-ss5 omniaw-rev-ss6 omniaw-rev-ss7 omniaw-rev-ss8

Já o suporte a vídeo foi um pouco decepcionante. Todos os vídeos, se não já estiverem no codec e extensão certa, precisam passar por conversão do programa de sincronização Zune, que falo um pouco mais adiante. Essa conversão demora dependendo do processador do computador, mas ainda assim é uma vantagem sobre a Apple que sequer oferece essa opção com o iTunes. Já fabricantes de Android também passaram a atentar para esse detalhe.

A qualidade de chamada por sua vez foi razoável, nada excepcional. Ele não conta com um redutor de ruído, então um ambiente meio tumultuado pode causar o acontecimento de “o quê você disse?” a quem estiver do outro lado. Não esperava um alto-falante traseiro muito bom, mas para casos em que um viva voz é necessário ele é mais do que decente. Os fones de ouvido também não têm uma qualidade de construção muito boa, mas dão conta do recado nas chamadas também.

Câmera

Com 5 megapixels, a câmera é boa e para por aí. O sensor usado no Omnia W consegue capturar uma boa imagem em dias claros, mas em fotos noturnas nem sempre isso é possível, mesmo com o flash ativado. Ele compensa essa falha com um excelente modo de foco macro, que permite tirar fotos bem de objetos bem perto. Como um todo, a câmera consegue se equiparar a Androids topo de linha sem muita dificuldade, mas fica um pouco atrás dos dois últimos modelos de iPhone.

WP_000006 WP_000007 WP_000009 WP_000013

O sensor do Omnia W suporta também gravação de vídeo em até 720p que tem uma boa qualidade para exibição no celular. Aumente um pouco a tela e você vai passar a ver uma granulação característica desse tipo de sensor. Mas ei, é melhor do que nada, certo? O vídeo que gravei com ele está sendo enviado ao YouTube e esse review será atualizado com ele assim terminar de ser processado.

Como é requisitado pelas especificações da Microsoft, o Omnia W também conta com um botão dedicado à câmera, que permite que ela seja ativada quando a tela está bloqueada. O botão é de dois pontos, mas é um pouco sensível demais: basta um leve toque para que a câmera seja disparada. Essa câmera, aliás, é capaz de ler QR codes automaticamente, basta abrir a busca do Bing.

Aplicativos e navegação

O Windows Phone que vem no Omnia W é o Mango 7.5 e com ele a Samsung trouxe alguns programas únicos, como um editor de imagem, uma versão sua do Photobooth, um leitor de RSS e o AllShare, o programa que serve para compartilhar conteúdos multimídia em dispositivos… com suporte ao AllShare.

Além disso o sistema vem com uma já conhecida forte integração social. Se você faz login na sua conta do Twitter ele automaticamente preenche o aplicativo de contatos com os nomes, avatares e as últimas atualizações. Ao logar no Facebook, além disso, ele também detecta eventos para o qual você foi convidado e os integra no calendário.

omniaw-rev-ss9 omniaw-rev-ss15 omniaw-rev-ss16 omniaw-rev-ss17

Os demais aplicativos incluídos no Windows Phone também entregam funcionalidade que estão lado a lado com os seus concorrentes, como o aplicativo de mapas que carregou o sinal do GPS bem rápido, o aplicativo de mensagens, que centraliza o bate-papo do Facebook com do Windows Live Messenger e SMS, e o de e-mail, que se integra de forma assustadoramente descomplicada a serviços como o Gmail, Hotmail, Yahoo ou qualquer outro com acesso POP ou IMAP.

A loja de aplicativos, Windows Phone Marketplace, me ofereceu mais problemas do que soluções. Testei dois cartões de crédito diferentes e nenhum deles foi aceito, então comprar programas não foi uma das graças com a qual meu aparelho foi abençoado. E ainda assim, mesmo que eu quisesse, a quantidade de aplicativos disponível não é das maiores – ela parece estar incompleta ainda, na mesma fase inicial da AppStore: cheia de apps de flatulência e teste.

Sim, existem vários grandes títulos do setor de jogos que já foram portados. Angry Birds, Fruit Ninja e centenas de outros que já fazem sucesso em plataformas concorrentes já ganharam uma versão para o Windows Phone. Mas a falta de variedade ainda é algo possível de perceber quando você faz uma busca.

omniaw-rev-ss10 omniaw-rev-ss11 omniaw-rev-ss12 omniaw-rev-ss13

A navegação no Omnia W fica por conta do Internet Explorer. E antes que você faça uma cara de quem acabou de tomar um suco de limão azedo, permita-me dizer que ele é até um navegador decente no aparelho. O IE dá a opção de exibir ou não a versão mobile de determinados sites e vem com suporte a abas (no caso, guias). Só faltou mesmo o suporte a navegação privativa.

Para quem necessita de Flash, uma decepção: não há suporte nele. Mas pelo menos você economiza em vida de bateria.

Sincronização

O mesmo aplicativo que a Microsoft usa com o Zune é aproveitado com seus Windows Phone. Ele oferece uma leva de opções que competem com os demais programas do tipo, embora o tamanho do download e o tempo de instalação estejam alinhados com o resto deles. Suporte a sincronização de imagens, vídeos, músicas e podcasts estão incluídos no programa, além de acesso ao Windows Phone Marketplace.

A conversão de vídeos é algo necessário para que ele seja tocado no aparelho. Basta arrastar para o programa e sincronizar ao final dele. O Zune oferece a opção de alterar a qualidade de conversão de músicas, mas faltou o mesmo para vídeos. Notei que a qualidade diminuiu bastante quando toquei um vídeo convertido de AVI no celular.

Como todos, ele é bom mas não é perfeito. O download de aplicativos no programa não funcionou sempre e o fato de ter que arrastar conteúdos para o celular no lugar de usar playlists é um pouco irritante. Mas um bom destaque vai para a sincronização via WiFi, que pode ser lenta em alguns casos, mas funciona sem problemas – e estava disponível antes mesmo da Apple pensar nessa possibilidade. Também senti falta no programa de algum indicador de carga da bateria no celular.

Bateria

Em duas semanas de uso, a bateria foi um dos itens mais consistentes. Com uso extremo, incluindo playback de vídeos e música, envio de SMS e ligações constantes, navegação web e redes sociais, uso da câmera para fotos e vídeos, a bateria se esgotou em 8 horas e 40 minutos. Já o uso razoável, com poucas ligações, uso moderado do 3G e WiFi e apenas usando o playback de música dentre as funções multimídia, o tempo de bateria ficou em 12 horas e 30 minutos. Fiz o teste várias vezes e todos com o brilho no médio e regulação automática.

É possível dizer que em um dia mediano de uso dificilmente o Omnia W vai deixar o usuário na mão. Ele tem uma bateria capaz de durar o dia inteiro, desde que seu dono não seja exagerado. Mesmo assim, ele é um daqueles celulares que você vai precisar plugar na tomada de noite para não ter problemas com falta de energia no dia seguinte. Como a maioria atual, aliás.

Há também a opção de economizar a bateria embutida no Windows Phone, o que deve ajudar a carga a ser estendida ainda mais e não acabar tão cedo quando está nas últimas.

Pontos negativos

  • Falta de slot para expansão de memória;
  • Design de plástico barato.

Pontos positivos

  • Preço em conta;
  • Tela de AMOLED;
  • Bateria duradoura.

Conclusão

O que o Omnia W oferece por R$ 1,2 mil está alinhado ao que alguns Androids mais caros já oferecem também chega a competir com o iPhone em certos aspectos, como a boa duração da bateria. Ele é um celular com um sistema e funcionalidades high-end e com um preço de mid-end.

Ainda assim, existem várias arestas a serem aparadas. O Windows Phone ainda parece ser um sistema incompleto pra mim, principalmente em termos de aplicativos. A tela excelente e a câmera com 5 megapixels de resolução são itens bons, mas vê-se que a Samsung cortou outros itens para economizar, como demonstrado no acabamento externo e na falta de suporte a cartões microSD.

Omnia W: para 1,3 mil reais, ele é muito bom. | Clique para ampliar

Creio que os que devem comprar o Omina W são aqueles que não tem medo de se aventurar em um sistema bem diferente do que estamos acostumados ou aqueles que nunca tiveram um smartphone. Esses dois grupos vão ficar satisfeitos com o que ele oferece pelo preço que ele é vendido. Há uma curva de aprendizado para entender a interface e tirar todo o potencial dela, mas não é muito difícil.

O Omnia W, então, prova duas coisas: não é necessário que um smartphone custe 2 mil reais para ser bom e nem sempre os que custam menos de 2 mil reais vão ser ruins. Basta ter um sistema com boas funcionalidades em um hardware decente. E é essa a combinação que o Omnia W oferece.

Review: Samsung Omnia W, o Windows Phone mais barato do mercado